EQST

Quais Fatores Levaram Ao Perodo Regencial No Brasil?

Quais fatores levaram ao perodo regencial no Brasil? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais fatores levaram ao período regencial no Brasil?

Depois do fim do Primeiro Reinado, com a abdicação de Dom Pedro I ao trono, em 1831, inaugurou-se o chamado Período Regencial, marcado por uma forte instabilidade política e revoltas que quase levaram a fragmentação do país. Ao abdicar, Dom Pedro I deixou seu filho, Dom Pedro II, como seu sucessor.

Quais são as três fases do período regencial?

Fases do Período Regencial

  • Regência Trina Provisória (1831)
  • Regência Trina Permanente (1831-1834)
  • Regência Una de Feijó (1835-1837)
  • Regência Una de Araújo Lima (1837-1840)

O que foram as regências?

O período regencial foi dividido em duas partes: Regência Trina (1831 a 1834) e Regência Una (1834 a 1840). Naquele momento, a Assembleia possuía três grupos: Moderados (maioria, representavam a elite e era defensores da centralização), Restauradores (defendiam a restauração do Imperador D.

O que foi o período das regências?

Na História do Brasil, o chamado Período Regencial foi o intervalo de nove anos entre o fim do Primeiro Império, comandado por D. Pedro I, e o início do Segundo Império, com subida ao trono de D. Pedro II. O Primeiro Império teve fim em 7 de abril de 1831, quando D.

Quais foram os principais acontecimentos da Regência Una de Feijó?

Outro fato que marcou a Regência de Feijó foi a eclosão de diversas rebeliões provinciais. A Revolta Farroupilha, a Balaiada, a Cabanagem, a Revolta dos Malês e a Sabinada colocaram em perigo a integridade territorial do Estado brasileiro.