Fisiopatologia. Cerca de 95% dos casos de gastrite crônica são causados pela infecção por H. pylori, sendo uma das infecções mais comuns em seres humanos. A evolução clínica depende de aspectos do hospedeiro e da própria bactéria, em interação.
Gastrite é a inflamação da mucosa gástrica causada por vários quadros, como infecção (Helicobacter pylori), medicamentos ou intoxicantes (AINE e bebidas alcoólicas), estresse e fenômenos autoimunes (gastrite atrófica).
A gastrite erosiva pode causar úlceras ou erosões no revestimento do estômago que podem sangrar. Os sinais de sangramento no estômago são: sangue no vômito. fezes pretas ou como alcatrão (piche)
A dor e a queimação, sintomas típicos da gastrite, são consequência de uma inflamação nas paredes internas do estômago. E qual a causa disso? Pesquisas mostraram que a maioria dos episódios desse problema é provocado por uma bactéria, a Helicobacter pylori.
Os motivos são variados, mas uma causa comum é a infecção provocada pela bactéria H. pylori, normalmente contraída pelo consumo de alimentos mal lavados. O uso prolongado de substâncias como anti-inflamatórios, álcool, drogas e cigarro também irritam a mucosa do estômago.
10 alimentos para evitar em caso de gastrite
Se tem gastrite, evite:
A nutricionista também recomenda o consumo de inhame para pessoas que sofrem de gastrite e úlceras. “Porque ele é fácil de digerir, fácil de absorver e de trazer os nutrientes para o sangue.
Geralmente os sintomas de azia e empachamento após as refeições indicam refluxo. Tomar açaí faz mal para a gastrite? Sim, porque é uma comida muito gordurosa e fermentada, o que agrava a inflamação.
- Ovo, mamão, batata, brócolis, gelatina e pão integral. - Iogurte, água de coco, sucos naturais diluídos em água. - Alho, doces, limão, queijo, fritura, abacaxi, laranja, pimenta, adoçante, ketchup, mostarda, chocolate, embutidos, churrasco, temperos fortes e molho de tomate.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.