A Fisioterapia baseada em evidência é definida como o uso consciente, explícito e ponderado da melhor e da mais recente evidência de pesquisa na tomada de decisões clínicas sobre o cuidado de pacientes2.
Fisioterapia Baseada em Evidencia (FBE) é o resultado da aplicação em Fisioterapia do modelo de Medicina baseada em evidência. ... Sua prática significa integrar a capacidade clínica individual com a melhor evidência clínica externa disponível a partir da investigação sistemática.”
A PBE tem sido definida como o uso consciente, explícito e ponderado da melhor e mais recente evidência de pesquisa na tomada de decisões clínicas sobre o cuidado de pacientes.
Identificar a necessidade de mudança da prática; aproximar o problema com indicadores de resultados; sumarizar a melhor evidência científica (revisão sistemática) considerando viabilidade, benefícios e riscos para sua implementação; elaborar um plano para a mudança da prática, que inclua os recursos necessários; ...
A prática baseada em evidência agrega o melhor conhecimento científico, com a experiência clínica do profissional e a escolha do paciente, resultando em uma maior resolutividade na assistência em saúde.
A peritonite bacteriana espontânea (PBE) é uma infecção do líquido ascítico sem uma fonte aparente. O diagnóstico é por meio de exame do líquido ascítico. ... O tratamento é com cefotaxima ou outro antibiótico.
A denominada 'medicina baseada em evidências' (MBE) originou-se do movimento da epidemiologia clínica anglo-saxônica, iniciado na Universidade McMaster no Canadá no início dos anos noventa.
Para praticarmos a MBE, devemos seguir os seguintes passos:
A medicina popular é baseada em aprendizado inerente às experiências de outras pessoas enquanto a medicina científica é baseada na ciência , estudos realmente comprovados e não apenas crenças .
A Medicina Baseada em Evidências adota técnicas oriundas da ciência, engenharia e estatística tais como: meta-revisões da literatura existente (também conhecidas como meta-análises), Análise de risco-benefício, Experimentos clínicos aleatorizados e controlados, Estudos naturalísticos populacionais, dentre outras.
A medicina alternativa é a prática de tratamento de doenças sem o uso de remédios controlados, antibióticos ou fármacos em geral. A principal característica desta prática é que o tratamento está focado no doente e não no sintoma da doença.
Tipos de medicina alternativa