O jogo de “Urânia” praticado na Grécia Antiga, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia. Inicialmente, o handebol era jogado em campo aberto, e foi na Alemanha que o esporte chegou ao formato que se conhece hoje. ...
O handebol chegou ao Brasil na década de 1930, juntamente com imigrantes europeus, principalmente os de origem alemã. Foi oficialmente consagrado como esporte de salão com sete jogadores de cada lado, em 1954, quando a Federação Paulista de Handebol criou o primeiro torneio aberto na cidade de São Paulo.
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. ... Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados, parecidos com os de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
A origem do handebol moderno vem do final do século 19 no norte da Europa, principalmente na Dinamarca, Alemanha, Noruega e Suécia. O Dane Holger Nielsen desenhou as regras do handebol moderno (håndbold) em 1898 e as publicou em 1906, e R.N. Ernst fez algo similar em 1897.
Os equipamentos utilizados no handebol são: bola, uniformes (calção, camisa, calçados, luvas de goleiro), traves e redes do gol. O handebol é um esporte de origem alemã do século XIX.
a) Chuteira com trava, meião, calção, caneleira e camisa.
Equipamentos utilizados no handebol: tudo o que você precisa
ACESSÓRIOS PROIBIDOS NO HANDEBOL Isto inclui, por exemplo, proteção para a cabeça, máscara de rosto, luvas, braceletes, pulseiras, relógios, anéis, piercings visíveis, colares ou gargantilhas, brincos, óculos sem tiras de sustentação ou com armação sólida ou qualquer outro objeto que possa ser perigoso.
Uma equipe de handebol é composta por 14 jogadores. No máximo 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais são os substitutos. ... Essas substituições devem obedecer aos limites da zona de substituição de cada uma das equipes.
As posições dos jogadores no handebol. Os posicionamentos táticos dentro do handebol podem assumir a seguinte forma: goleiro, armador central, meias, pontas e pivô.
O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha.
Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde o goleiro pôs a mão na bola.
Apenas o goleiro pode entrar na área de gol. Quando um jogador de linha toca com qualquer parte do seu corpo a linha que delimita a área de gol, está caracterizada a invasão.
Também é Jogo Passivo retardar um tiro de saída, tiro livre, tiro lateral ou tiro de meta. 6a Questão Quando um jogador da equipe defensora entrar na área de gol e impedir uma clara chance de gol da equipe adversária deverá ser assinalado a seguinte punição: Tiro Livre; Tiro de Meta; Tiro de 7 metros.
De acordo com esse esporte, quando um jogador passar a. bola para seu goleiro e esse segurá-la, estando dentro da área, o árbitro: Leia com. atenção e marque a alternativa que contenha a falta correta: A) Tiro de meta.
Qualquer ato de agressão física contra um árbitro, espectador, ou oponente, irá resultar em desqualificação imediata. Além disso, uma desqualificação pode ocorrer quando vários jogadores da mesma equipe são expulsos.
VANTAGENS
As punições são a advertência (o famoso "cartão amarelo"), os dois minutos e a desqualificação (o "cartão vermelho"). Se o jogador repetir o comportamento ilegal depois de receber os dois minutos, pode receber a punição máxima, a desqualificação, sendo expulso do jogo, sem possibilidade de substituição.