LINGUAGEM DO ARTIGO: Tendo em vista que o artigo se caracteriza por ser um trabalho extremamente sucinto, exige-se que tenha algumas qualidades: linguagem correta e precisa, co- erência na argumentação, clareza na exposição das idéias, objetividade, concisão e fidelidade às fontes citadas.
1 elementos pré-textuais (título e subtítulo, autor, resumo, palavras-chave); 2 elementos textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão); 3 elementos pós-textuais (referências); 4 citações (exigência mínima de 2 citações); 5 referências (indicação do que foi lido para o artigo).
O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma dada pesquisa. ... 2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS: MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO, TESE, ARTIGO CIENTÍFICO, ARTIGO-RELATÓRIO.
O texto didático é um gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira que todos os leitores tenham a mesma conclusão. Esse é o tipo de texto utilizado em livros didáticos, por exemplo, artigos científicos e programas de educação. ...
Para um artigo ser considerado como do gênero científico acadêmico ele precisa relatar resultados acerca de determinado assunto ou pesquisa realizada por meio autoral. ... Além disso, um artigo científico deve tratar com objetividade o assunto a ser elaborado, possuir positividade e racionalidade.
10 dicas para escrever e publicar um artigo científico
Confira os passos para fazer um artigo:
Escrevendo a seção Material e Métodos
Regras da ABNT O método é a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e a explicação de fenômenos. Esses procedimentos se assemelham ao método científico que consiste em delimitar um problema, realizar observações e interpretá-las com base nas relações encontradas, fundamentando-se nas teorias existentes.