O Dadaísmo foi o movimento cultural que ocorreu depois da Primeira Guerra Mundial na Europa e nos EUA e pregava a “antiarte”. O Dadaísmo, ou Dada (cavalinho de pau, em francês), foi um movimento e fenômeno cultural que ocorreu de 1916 a 1922 em alguns países da Europa e nos Estados Unidos (EUA).
Nu Descendo uma Escada, nº 21912
O Dadaísmo foi um movimento de negação. ... Tratava de negar totalmente a cultura, defendia o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente, firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo".
Expressionismo é o nome de uma vanguarda artística europeia do início do século XX. Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos, valorizando a expressão emocional do ser humano.
Um movimento artístico norte-americano O expressionismo abstrato tem características muito específicas, como a criação espontânea, o subjetivismo, a emoção, mas essa expressão também mescla aspectos de outros períodos, como o expressionismo alemão, cubismo, surrealismo, além de ser carregada de elementos da vanguarda.
* 1 ponto Retratar a realidade como ela é, com muitos diálogos. Retratar a realidade como ela é, utilizando cores em suas películas. Sem se apegar a realidade, criando filmes com proporções distorcidas, maquiagens intensas em um filme preto e branco extremamente contrastante.
Assim como as pinturas expressionistas, os filmes desse período buscavam abordar as experiências pessoais e subjetivas do ser humano. No cinema, essa característica é mais particularmente associada a sets pouco realistas, ângulos profundos e sombras marcantes, para intensificar a atmosfera do filme.
Os filmes são assim constituídos por uma série de imagens impressas em determinado suporte, alinhadas em sequência, chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de observar movimento.
O expressionismo alemão na pintura tem como característica o uso intenso das cores na representação dos sentimentos (amor, ódio, medo, raiva). A técnica é violenta com pincéis e espátulas bem marcados na tela com explosões e empastamento de cores e formas.
Em suas obras, Van Gogh faz o uso de cores bastante fortes, além de utilizar com grande frequência as linhas fortes como forma de dar vida às suas obras. Além disso, a forma de pintar desse artista é mais simples se comparada a Gauguin, mostrando um estilo diferente.
Nós temos como as principais características do Cinema Expressionista Alemão o foco na distorção a ser produzidas tanto nos cenários quanto nos personagens dos filmes produzidos, de modo que esses personagens possuíam as feições distorcidas em função da maquiagem utilizada.
Quais características abaixo não se aplicão ao Cinema Expressionista? Temas sombrios Maquiagem e expressões exageradas Cenários distorcidos Preocupação em retratar a realidade.
Velocidade: a internet permite que determinadas tarefas possam ser realizadas em um tempo infinitamente menor que na vida real. ... Hipertextualidade: as navegabilidades através das páginas da internet ocorrem através dos hiperlinks, que permitem que se possa ir de uma página a outra.
É, no entanto, o filme O Gabinete do Dr. Caligari (1919), dirigido por Robert Wiene (1880-1938), a primeira tentativa de produzir um cinema estritamente expressionista.
Paul Klee (1879-1940) foi um pintor suíço, naturalizado alemão, considerado um dos artistas mais originais do movimento expressionista do início do século XX. Paul Klee nasceu em Berna, Suíça, no dia 18 de dezembro de 1879.
Entre as principais características de seu cinema, que ditam as regras desta escola, estão: maneira exagerada na representação dos atores, mundo idílico e sombrio da alma que se estende aos cenários e o duelo entre as trevas e a luz, representado pelo contraste e a fotografia recortada.
Entre os principais nomes do expressionismo estavam Fritz Bleyl, Erich Heckel, Ernst Ludwing Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Max Pechstein, Emil Nolde e Otto Mueller. No Brasil, a técnica expressionista esteve presente na arte de nomes como Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.
Candido Portinari Apresentando cores marcantes e um estilo único e facilmente identificado, o trabalho de Candido Portinari foi crucial para o expressionismo no Brasil. Feita em 1944, a obra “Retirantes” é uma de suas principais peças e representa, com incrível relevância, o expressionismo brasileiro.
Principais artistas do Expressionismo Edvard Munch, O grito, 1893. Nas artes plásticas, destacam-se como precursores da arte expressionista os pintores Edvard Munch e Vincent Van Gogh.
Expressionismo no Brasil
O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. ... No Expressionismo, o pintor se opõe à objetividade da imagem, valorizando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.
O Expressionismo chegou ao Brasil através de Anita Malfatti, que trouxe as Vanguardas Europeias ao Brasil após um longo período de estudos na Alemanha. É possível perceber as influências desse movimento em suas pinturas, em que predominava o uso de cores fortes.
Dela faziam parte ainda Ernst Ludwig Kirchner, Fritz Bleyl e Erich Heckel. Todos eram estudantes de arquitetura e tinham então pouco mais de 20 anos. Mais tarde, uniriam-se ao grupo Max Pechstein e, por pouco tempo, Emil Nolde.
O primeiro grupo de artistas foi chamado "a Ponte" em homenagem ao quadro de Munch "o Grito". O Expressionismo principalmente na época da 1ªGuerra Mundial começou a pintar os horrores da violência e da guerra a miséria do trabalhador. O principal artista deste movimento no Brasil é Candido Portinari.
Durou mais tempo que o fauvismo devido à 1ª Guerra Mundial (temática fértil para o expressionismo desenvolver a sua pintura). A solidão é uma das temáticas apresentadas. Na Alemanha vão existir 2 grupos principais de expressionismo: Die Brucke (A Ponte) e Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul).