Entenda o que é cada uma delas e veja que não há motivos para ter medo do trabalho de conclusão de curso.
De acordo com a ABNT (NBR 6022), o trabalho científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
Os trabalhos científicos são aqueles que circulam no ambiente acadêmico. Eles servem para disseminar ideias e informações de maneira padronizada e sistematizada, visando uma melhor compreensão entre os pesquisadores.
O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma dada pesquisa. ... O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa.
Todo texto acadêmico tem uma introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução, apresenta o tema, apresenta o problema que está sendo discutido o desenvolvimento, é o local onde você apresenta os dados e argumenta em favor de alguma ideia; na conclusão, é onde se apresenta a tese que estamos defendendo.
Artigo científico é uma apresentação sintética de resultados de uma pesquisa sobre um problema específico....Estrutura do artigo científico
As regras usadas dentro da graduação são de acordo com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas, a ABNT. As normas tratam sobre: espaçamento, citação, fonte, referências, dentre outros aspectos. As citações, por exemplo, são divididas em direta e indireta.
Confira os 4 pontos essenciais da introdução:
Uma boa fórmula para você usar nas introduções do seu conteúdo é:
A depender da área, pode-se mencionar ou não autores na introdução.
Por isso, desperte a curiosidade dele, deixando alguma pergunta ou uma promessa (que, é claro, deve ser cumprida no texto). Seja breve: Se a sua introdução tem 5 parágrafos de 12 linhas, eu possivelmente não vou ler o seu texto.
A publicação científica, nesse sentido, tem a função de registro histórico, sobretudo para as pesquisas que inicialmente não resultam em patentes. Publicar um artigo científico consistente é uma forma eficiente de garantir a precedência e a originalidade da pesquisa científica realizada.