O movimento abolicionista ganhou força a partir da década de 1870, e parte considerável da sociedade brasileira aderiu à causa. As principais formas de resistência foram realizadas pelos escravos por meio de fugas e de revoltas contra seus senhores. O Brasil foi o último país da América a abolir o trabalho escravo.
A capoeira iniciou como uma luta para expressar resistência dentro das senzalas. Os escravos criaram a capoeira como uma forma de se proteger da violência e punição dos colonizadores brasileiros. ... Os ricos senhores de engenho impediam de forma rigorosa que os escravos executassem qualquer tipo de luta.
A capoeira é jogo, dança e luta e neste trabalho é utilizada na valorização da cultura afro-brasileira e no reconhecimento da diferença das crianças brancas e negras no contexto escolar. O objetivo foi contextualizar a cultura negra e ao mesmo trabalhar a construção da alteridade.
Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.
A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.
Ginga
A capoeira Angola diferencia-se da luta regional baiana de Mestre Bimba por possuir maior enfase em características como o jogo, a brincadeira e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos. ... Graças ao esforço de muitos Mestres e pessoas envolvidas com a capoeira.
O caxixi é um instrumento idiofone do tipo chocalho, de origem africana. É um pequeno cesto de palha trançado, em forma de campânula, pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça (Cucurbita lagenária). Tem uma alça no vértice.
É formada por três berimbaus: o berra boi ou gunga, berimbau médio e o berimbau viola. Além destes instrumentos, são utilizados um agogô, um reco-reco, atabaque e pandeiros. Em rodas de capoeira de Angola, os tocadores comumente estão sentados assim como os demais jogadores que não estão jogando nem tocando.
O chocalho de cesto conhecido como caxixi é um dos instrumentos percussivos que saiu do berço africano, onde era utilizado em contextos cerimoniais e rituais, atravessou o oceano na memória dos escravos e se recriou no Brasil, em contextos populares e rituais.
O caxixi é um pequeno chocalho feito de palha trançada com a base de cabaça (Cucurbita lagenária,Lineu) cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com uma alça da mesma palha. (...) No interior do caxixi, há sementes secas, que ao sacudir dá som característico (REGO apud.
Caxixi – tipo de chocalho, instrumento idiofone de origem africana. Sendo um pequeno cesto de palha trançada em forma de campânula, pode ser de vários tamanhos e simples, duplo ou triplo com a abertura fechada por uma rodela de cabaça.
O berimbau ou hungo, também conhecido como berimbau de peito em Portugal e hungu na África, é um instrumento de corda com origem em Angola e tradicional da Bahia.
1 Instrumento de percussão, introduzido no Brasil pelos escravos, de origem banta, constituído por um arco de madeira cujas extremidades se ligam por um fio de metal retesado, acoplado por uma meia cabaça, que serve de caixa de ressonância, presa ao dorso da extremidade inferior; é percutido com uma vareta segura entre ...
Alvarenga indica que o atabaque provavelmente foi trazido pelos sudaneses ou bantus, e os tambores usados em rituais de Yoruba, são chamados ilu (maior), bata-cotô (médio), e batá (menor). No candomblé de caboclo, o atabaque é chamado de roncó; no Rio de Janeiro, surdo; e no Rio Grande do Norte, chama.
Brasil
Luta foi criada no século 17 por escravos africanos A luta 100% brasileira foi criada no século 17 por escravos africanos da etnia banto. Por causa da origem, ficou proibida oficialmente até 1937, embora nunca tenha deixado de ser praticada.
Manoel dos Reis Machado
Vicente Ferreira Pastinha
Vicente Ferreira Pastinha, mestre Pastinha guardião da Capoeira Angola, costumava dizer que "cada um é cada um", mostrando sintonia com o anarquismo, pois o angoleiro leva a ética da roda para a sua vida.
Vicente Ferreira Pastinha
O jogo termina quando um dos jogadores indica que não deseja mais jogar e cumprimenta o outro.