Para que serve o petróleo? O petróleo, fonte de energia essencial para manutenção da sociedade, é utilizado também como matéria-prima, segundo a DNPM, para a fabricação de plásticos, borrachas sintéticas, tintas, solventes, produtos cosméticos, entre outros.
O petróleo é matéria prima de muitos combustíveis, produtos, óleos, a saber: gás natural, gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene, óleo diesel, nafta petroquímica, solventes, asfalto, dentre outros.
litro
A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo, composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio). Os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem várias etapas.
A gasolina é um combustível produzido a partir do petróleo e é um dos principais combustíveis usados em automóveis e afins. É formada, principalmente por hidrocarbonetos, apesar de possuir em sua composição também produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio, porém, em pequena quantidade.
A gasolina é um combustível de origem fóssil, ou seja, não renovável e que é obtida através do processo de refino ou craqueamento do petróleo, e pode possuir sua composição variável, de acordo com o uso final, origem do petróleo e tipos de processos de refino.
Uma delas é a gasolina, a chamada “pura”. ... Nesse caso, em realidade apenas 100% de etanol, pois a gasolina já vem com um percentual de álcool. Ou seja, é impossível hoje em dia, com ou sem carro flex, abastecer com gasolina 100% sem etanol.
Entenda o diferencial da gasolina Petrobras Grid:
No Brasil, usa-se o etanol anidro (sem água) para aumentar a octanagem da gasolina. Se a gasolina brasileira pura tem 84 octanas, com a adição de álcool ela deve ter, no mínimo, 87 octanas. Mas a diferença com o mínimo de 18% de etanol tende a ser pequena.
Atualmente o mercado brasileiro tem cinco gasolinas de alta octanagem, as consideradas premium. Elas são a V-Power Racing, da Shell, a Petrobras Premium, e a ALE Premium, todas com octanagem IAD 91; a recém-chegada Ipiranga Octapro, com octanagem IAD 96 (95,95), e a Petrobras Pódium, com octanagem IAD 97.