Quando falamos em frutas cítricas, é comum a laranja e o limão virem à mente. ... A palavra cítrica está relacionada às plantas que fazem parte do gênero Citrus. As frutas dessas plantas possuem altas concentrações de ácido ascórbico e vitamina C. Esse ácido, inclusive, é o responsável pelo sabor ácido das frutas.
Frutas não ácidas Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.
Frutas não cítricas Além do mamão, as frutas não cítricas como melão, melancia, maçã, banana, pera e goiaba também são indicadas. O ideal é consumir de quatro a cinco porções diariamente, em saladas ou sucos.
- Frutas: banana, maçã, pêra, pêssego, damasco, melão, mamão; - Chá de camomila, erva-doce, melissa, erva-cidreira; - Gengibre; - Leite desnatado, iogurte, ricota, requeijão, leite de soja.
Ainda para amenizar a dor, a profissional também indica suco verde, couve, mamão, maçã ou a babosa (aloe vera) em jejum porque são calmantes para o estômago. Outra dica de Orion é investir em alimentos alcalinos, isto é, verduras, legumes, frutas e alimentos integrais.
Queijo fresco Ricota ou cottage ou requeijão light, geleia. * Evitar o consumo de café, chá preto, mate e achocolatados * Se não quiser consumir pães, pode substituir por uma fruta e um cereal integral; exemplo: banana amassada com aveia ou mamão com granola.
Na gastrite alimentos gordurosos podem piorar os sintomas clínicos. Prefira queijos com menor teor de gordura, como o cottage e a ricota. O consumo de queijos não atrapalha o tratamento do H. Pylori, que é uma bactéria.
O ideal é consumir as mais neutras, como a banana ou o mamão, por exemplo. Doces e açúcar, como biscoitos recheados, bolos, balas e sorvetes são verdadeiros vilões para quem tem a doença.
Na lista dos alimentos que irritam o estômago, estão café, chás, refrigerantes à base de cola, bebidas alcoólicas, condimentos e temperos como pimenta, páprica, curry, vinagre e alho.
Remédios para Gastrite