ISO 9000 é um conjunto de normas e padronizações que visam ajudar empresas a implementarem processos de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade. O foco da ISO 9000 é o processo e não o produto. Seu objetivo é garantir que o processo produtivo esteja sendo seguido à risca, garantindo, assim, a qualidade do produto.
O ISO 9000 permite que a empresa passe por uma mudança que será voltada para a gestão com qualidade total. A qualidade total significa ter excelência organizacional e satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Uma produção com qualidade demanda corte de gastos, o que gera um preço final menor.
De uma forma geral, a proposta da certificação ISO baseada na gestão da qualidade é oferecer vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes.
Veja a importância das normas ISO para as empresas Como o nome sugere, as normas ISO têm por objetivo a padronização de normas de conduta, implementação de soluções, entre outras questões que elevam o patamar das empresas ao nível internacional.
Portanto, conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores.
As certificações de sistema de gestão são ferramentas indispensáveis para as organizações que buscam melhorar seus processos, produtos, serviços e consequentemente demonstrar ao mercado nacional e internacional seu compromisso com a melhoria continua e satisfação de seus clientes.
A certificação ISO 14001 garante a empresa aumentar sua visibilidade no mercado e a fortalecer sua credibilidade aos clientes e fornecedores. E a Norma também facilita a possibilidade de exportação e evita multas ambientais. Ainda, o cumprimento da norma auxilia na obtenção de melhores financiamentos.
O certificado NBR ISO 9001 faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade, que padroniza as atividades e os processos, sempre com foco na satisfação dos clientes. Seus benefícios se refletem positivamente na imagem e na reputação da companhia, além de aumentar o diferencial competitivo da empresa.
Gestão da qualidade, entendendo a certificação ISO 9001 A implantação da ISO 9001 pode trazer grandes benefícios na realização dos processos dentro de uma empresa, como: ... Melhoria na gestão de conhecimento; Melhoria índice de satisfação dos clientes; Redução de reclamações.
Além de ampliar a competitividade no mercado e ter possibilidade de fazer novos negócios, a certificação ISO 9001 também pode aumentar o nível de organização interna, facilitar o controle da administração, melhorar a produtividade e aumentar os lucros. ...
A certificação ISO 9001 acontece em 7 passos:
O processo de certificação da qualidade exige que a empresa demonstre e garanta, por meio de documentos, que seus processos produtivos e de gestão estão em conformidade com as normas e que os produtos também atendem a esses requisitos. Isso se dá por meio de auditorias, coletas de amostras e ensaios.
Para receber a certificação é necessário que o sistema de gestão de qualidade da sua empresa seja compatível com a ISO 9001. Caso os requisitos da ISO sejam atendidos, a organização passará por uma auditoria de certificação.
Na Fase 01, o órgão certificador vai verificar a documentação elaborada a fim de analisar se está adequada aos requisitos da norma a ser auditada, se não existe nenhum item não contemplado em sua documentação ou identificar possíveis ajustes necessários.
Certificação é um processo no qual uma entidade independente (3ª parte) avalia se determinado produto atende às normas técnicas. Esta avaliação se baseia em auditorias no processo produtivo, na coleta e em ensaios de amostras.
Certificação: é a primeira auditoria oficial da empresa na norma escolhida. ... Ao término da auditoria, o auditor pode ou não recomendar a empresa para a certificação, sendo a decisão final tomada por um comitê imparcial do organismo certificador. Todos os requisitos da norma são integralmente auditados nesta auditoria.
Ou seja, uma auditoria interna para certificação da qualidade tem o objetivo de fornecer informações sobre o sistema de gestão da qualidade, preparando a empresa para a norma ISO 9001 e deixando indicações para a melhoria contínua dos processos.
Auditoria de Adequação No processo de certificação, uma auditoria de adequação se limita tipicamente à análise crítica dos documentos do sistema de gestão que normalmente, de forma suficiente, delinearia o sistema de gestão da organização.
Você sabia que existem 3 tipos de auditorias?
A American Society for Quality (ASQ) define uma auditoria de produto como: "Um exame de um produto ou serviço específico (hardware, material processado, software) para avaliar se ele está em conformidade com os requisitos (isto é, especificações, padrões de desempenho e requisitos do cliente)".
Auditoria de processos é a avaliação das práticas de negócio de uma organização. Ela parte da premissa de que o processo estabelecido já foi pensado, aprovado e trará a performance e a segurança necessária para o negócio.
Auditoria de Sistemas de Informática ou Riscos Tecnológicos é uma atividade independente que tem como missão o gerenciamento de risco operacional envolvido e avaliar a adequação das tecnologias e sistemas de informação utilizados na organização através da revisão e avaliação dos controles, desenvolvimento de sistemas, ...
As auditorias de 1ª parte são as auditorias internas. Elas geralmente são realizadas pela própria empresa, que seleciona os colaboradores qualificados para auditar. ... Isso ocorre porque a auditoria identifica quais itens não são atendidos.