O amortecedor tem três funções básicas distintas: Manter o contato dos pneus com o solo. Controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas. Proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo.
O amortecedor funciona por princípios hidráulicos. Tanto o tubo de pressão quanto o tubo reservatório estão com óleo restando uma pequena parte sem óleo que é preenchida com ar ou com gás nitrogênio quando o amortecedor é pressurizado. ... Esse óleo é admitido através da válvula de admissão para dentro do tubo de pressão.
O amortecedor controla os movimentos de abertura e fechamento das molas (uma lombada causa o fechamento da mola enquanto um buraco provoca sua abertura), sustenta o alinhamento das rodas e domina a movimentação do veículo: rolagem, balanço, mergulho e subida na aceleração.
As molas são os componentes mais importantes da suspensão de qualquer carro, elas são responsáveis por manter veículo “em pé”, além de realizar a função de absorver impactos do solo, se contraindo ou distendendo de acordo com a superfície.
A mola de suspensão, nesse caso, é a grande responsável por garantir a sustentação do peso e manter altura correta do veículo, bem como absorver os impactos e oscilações do solo. ... Nesse cenário, é a mola que auxilia na absorção dessas irregularidades, evitando a perda da dirigibilidade.
Tipos de molas mais comuns
O sistema de suspensão é composto principalmente pelos amortecedores e molas, mas também por outros componentes, como braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e bielas. Mais adiante, detalharemos melhor o que são e para que servem os principais componentes da suspensão do carro.
Mola espiral para indústria Também chamada de mola de fita, a Mola espiral é fabricada em fitas de aço carbono e aço inox ou perfil chato de formato, espessura e largura variáveis dependendo do modelo e aplicação dessa mola. ... A Mola espiral é utilizada em fechaduras, mecanismos de acionamento automático, portas, ...
Molas Bonnel São confeccionadas de forma entrelaçada em aço. Diferente das molas ensacadas, elas não se movimentam individualmente. ... O melhor quesito para esse tipo de mola é a durabilidade, que pode chegar até 10 anos. É uma ótima opção para quem busca custo-benefício.
A diferença básica entre eles esta na textura, o couro ecológico é mais macio e maleável e dependendo do modelo do estofado é mais adequado dando mais caimento ao produto. O couríssimo possui uma gama muito grande de texturas e é o material que mais se assemelha ao couro natural.