A grau de obstrução da carótida é habitualmente classificado de acordo com percentual de obstrução da lúmen da artéria, ou seja, da parte interna da artéria por onde efetivamente passa o fluxo sanguíneo: Leve: obstrução de menos de 50% do lúmen. Moderado: obstrução de mais de 50% e menos de 70% do lúmen.
A estenose da carótida é uma doença que ocorre quando as artérias carótidas, principais responsáveis pelo fluxo de sangue no cérebro, se tornam estreitas ou ficam obstruídas. Esta é a terceira maior causa de acidentes vasculares cerebrais (AVC), levando a mais de 50 milhões de mortes por ano em todo o mundo.
Um sopro carotídeo é um som audível de- vido a fluxo sanguíneo turbulento determinado pela estenose do lúmen de um vaso.
A doença carotídea aterosclerótica ou estenose de carótida acontece quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas por placas de ateroma que são formadas por algumas substâncias como gordura e cálcio. Esse fenômeno é conhecido como aterosclerose.
O que significa calcificações parietais nas porções cavernosas das artérias internas e artéria basilar? São placas endurecidas na parede de uma porção anatômica dentro do crânio da artéria carótida (que também possui porção extracraniana) e da artéria basilar (apenas dentro do crânio).
A calcificação ateromatosa da aorta é quando há um acúmulo de cálcio junto a uma placa de gordura, que ocorre principalmente em pessoas que têm o colesterol alto descontrolado, sendo esta a principal causa da calcificação da aorta.
Além da calcificação da aorta, pode ainda ocorrer uma situação conhecida como calcificação ateromatosa, na qual o acúmulo de cálcio acontece junto a uma placa de gordura, sendo, por isso, mais comum em pessoas que têm colesterol alto descontrolado. Entenda melhor o que é a ateromatose da aorta e como tratar.
Condição muito comum em pessoas acima de 50 anos e fortemente relacionada à diversas doenças, a ateromatose nada mais é do que um acúmulo de gordura, cálcio e alguns outros elementos na parede das artérias. Geralmente, acomete o organismo de maneira difusa, ou seja, várias artérias ao mesmo tempo.
A calcificação da artéria coronária, medida através de uma varredura coronária não invasiva que usa CT, indica a quantidade de cálcio contido em placas dentro das artérias, pois a doença arterial ocorre quando essas placas se acumulam ao longo do tempo, fazendo com que as artérias se estreitem.
A estenose (estreitamento) das artérias carótidas ocorre pela formação da chamada aterosclerose. A aterosclerose é uma degeneração gradual da parede das artérias, cujas principais causas são: Hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, tabagismo e colesterol alto.
A aterosclerose é o depósito de cálcio, gordura e outros elementos na parede das artérias. Esse processo é responsável por reduzir o calibre dos vasos e danificar a irrigação sanguínea para os tecidos, que acontecem por meio das artérias.
A oclusão da artéria impede a chegada do sangue rico em oxigênio e nutrientes ao tecido, causando seu sofrimento e, muitas vezes, sua morte. Esse processo de obstrução é o que ocasiona, por exemplo, o infarto. Qualquer artéria do corpo pode ser obstruída pelo processo de aterosclerose.
A doença arterial obstrutiva, conhecida também como obstrução arterial, ocorre quando placas de gordura se formam dentro das artérias que levam sangue para as pernas, causando o seu estreitamento ou até mesmo a obstrução completa. Isto impede o sangue de circular normalmente.
Significado de Obstrução substantivo feminino Ação de obstruir, de colocar obstáculos, de impedir a passagem, o fluxo, a circulação; fechamento: obstrução de transito. Entupimento ou bloqueio de qualquer natureza; obturação.
(Figurado) Refutação ou objeção propositada e/ou persistente; 4. (Medicina) Bloqueio ou suspensão do desenvolvimento natural do conteúdo dos canais de um corpo, particularmente do sistema circulatório ou do intestino.