O biogás é um tipo de energia limpa e renovável, portanto apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e saúde das pessoas, pois há baixa emissão de gases poluentes e nenhum tipo de geração de resíduos (fuligem, por exemplo). É considerado um biocombustível e uma fonte de energia renovável.
Conheça as vantagens do biogás
O biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano.
O biogás é um dos produtos da decomposição anaeróbia (ausência de oxigênio gasoso) da matéria orgânica, que se dá através da ação de determinadas espécies de bactérias. O biogás é composto principalmente por metano (CH4) e gás carbônico (CO2) e foi descoberto por Shirley, em 1667.
A conversão do biogás para energia elétrica se dá em apenas 3 passos. Após digestão anaeróbia dos resíduos feita por um biodigestor, a decomposição da energia química que gera o gás é transformada em energia mecânica, que acaba por ativar um gerador, este que permite a produção de energia elétrica.
A ideia é utilizar as fezes das pessoas para obter energia limpa por meio de um sistema a vácuo, que separa a urina dos excrementos. Com isso, o material separado é processado e “transformado” em biogás, enquanto o líquido passa por processos químicos para virar fertilizante.
Custo de produção de eletricidade via biogás O custo de produção da eletricidade com aproveitamento do biogás é composto do capital investido na construção e manutenção do biodigestor e sistema motor/gerador, sendo que o biodigestor representa cerca de R$ 200.
Biogás. O biogás é outra forma de aproveitamento da biomassa, é uma fonte barata e abundante de energia. Pode ser obtido de resíduos agrícolas, ou mesmo de excrementos de animais e dos homens. ... Pode ainda substituir o gás liquefeito de petróleo na cozinha, porém o biogás não compete com a produção de alimentos.
metano
metano (CH4)
Esse gás produzido nos lixões pode ser reaproveitado para a produção de biogás e para a geração de energia elétrica. ... Assim, ocorre uma decomposição anaeróbica e todo o gás liberado é captado por meio de drenos verticais e é levado para o processo de limpeza e desumidificação.
No caso do lixo, o metano gerado em aterros é queimado, pois, nesse processo, transforma-se em CO2, que é um gás mais fácil de ser sequestrado da atmosfera. Porém, existe a alternativa de aproveitamento energético, ou seja, transformar o metano em energia elétrica em usinas instaladas em aterros sanitários.
O gás captado é direcionado para ser queimado em um aparelho chamado flare,um cilindro que queima o biogás e transforma o metano em dióxido de carbono (CO2). Isto porque o metano é vinte e uma vezes mais prejudicial ao meio ambiente que o CO2.
Usos e importância do metano O metano é utilizado principalmente como fonte de energia. O gás produzido (biogás) em aterros sanitários ou lixões é drenado por um tubo e então mandado para uma usina que o converte em energia.
O gás metano é conhecido como um dos principais agentes causadores da aceleração do efeito estufa e da degradação do meio ambiente. Sendo uma grande fonte de energia, esse composto incolor e inodoro pode se tornar altamente inflamável e explosivo quando entra em contato com o ar.
Hoje, já existem diversas aplicações para o gás metano. Um exemplo é a sua utilização como matéria prima para a fabricação de etanol, dióxido de carbono, cloreto de metila, amônia, diclorometano e acetileno.
Alcano
CH₄
C4H10
C3H8
O alcano mais simples é o metano (CH4), um gás encontrado em jazidas de petróleo, pântanos e minas de carvão, seguido do etano (C2H6), propano (C3H8) e do butano (C4H10) todos presentes na fração gasosa de jazidas de petróleo, conhecidos como GLP (gás liquefeito de petróleo).
A molécula do metano, CH4, possui um átomo de carbono e a quatro átomos de hidrogênio, que estão unidos por ligação covalente.