Movimento que teve início com a Semana da Arte Moderna O Modernismo no Brasil teve início na primeira metade do século XX. ... O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento.
Considerado uma fase da literatura brasileira, o pré-modernismo não é caracterizado como uma escola literária. ... Se destacam nessa fase a renovação da linguagem e o foco na realidade brasileira da época, tanto nos seus aspectos políticos, como culturais e sociais.
O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas. ...
O Pré-Modernismo (1900 – 1922) foi marcado, principalmente, pela mistura de tendências, visões e estilos. ... A produção literária nas duas primeiras décadas do século XX no Brasil foi marcada pelos antecedentes culturais do século XIX e um desejo de renovação que culminaria na Semana de Arte Moderna de 1922.
Autores e Obras do Pré-Modernismo Monteiro Lobato: Urupês; Idéias de Jeca Tatu; A Menina do Narizinho Arrebitado; O Pica-Pau Amarelo. Lima Barreto: Recordações do Escrivão Isaías Caminha; Triste Fim de Policarpo Quaresma; Numa e Ninfa; Morte e M. J. Gonzaga de Sá; Os Bruzundangas; Clara dos Anjos.
Principais obras e autores do Romantismo
Prosa: aqui destacam-se três autores: Euclides da Cunha (1866 – 1909), autor de Os Sertões, com seu estilo barroco, marcado pela interpretação cientificista dos fatos; Lima Barreto (1881 – 1922), autor de Triste fim de Policarpo Quaresma, cuja ficção traça um quadro fiel do cotidiano nos subúrbios do Rio de Janeiro; e ...
Entre as principais características do movimento pré-modernista estão a ruptura com a linguagem acadêmica e artificial dos parnasianos, a problematização e denúncia da realidade sócio-cultural brasileira, o regionalismo e o nacionalismo, e a exposição de personagens como o operário suburbano, o mulato, o caipira ...
→ Principais autores e obras
A novidade trazida pelo Pré-Modernismo era o interesse pela realidade brasileira, pelo dia-a-dia dos brasileiros, trazendo obras de caráter social, com uma análise sobre essa realidade, algo diferente do que era apresentado.
“Os Sertões” é uma das obras mais emblemáticas do escritor pré-modernista Euclides da Cunha (1866-1909), publicada em 1902. ... De tal modo, trata-se de uma prosa científica e artística, acabando com essa visão idealista do índio herói e do negro trabalhador, abordado com entusiasmo pelos escritores do romantismo.
Dessa forma, o livro é dividido em três partes: “A terra”, em que a flora, relevo e clima do sertão nordestino são descritos; “O homem”, em que se descreve o sertanejo a partir de uma visão determinista, atrelada ao naturalismo; e “A luta”, quando o narrador relata, em detalhes, a Guerra de Canudos.
Euclides da Cunha = retratou a miséria do subdesenvolvido nordeste do país. Lima Barreto = retratou a vida carioca urbana e suburbana do início do século XX. Monteiro Lobato = retratou a miséria dos moradores do interior do sudeste e a decadência da economia cafeeira.
Ele é importante pois relata fatos da literatura de cordel que é parte da própria literatura,é a cultura do sertão,por isso que ele é importante na literatura brasileira.
Euclides da Cunha é autor da obra Os Sertões, na qual retrata o sertão baiano, o sertanejo e o conflito ocorrido em Canudos, em 1897, liderado por Antônio Conselheiro. Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha foi um escritor pré-modernista brasileiro.
O autor, adepto do determinismo, teoria que afirma ser o homem influenciado (determinado) pelo meio, pela raça e pelo momento histórico, dividiu Os sertões em três partes, a saber: A terra (o meio), O homem (a raça) e A luta (o momento).
Análise da obra Os Sertões dá início ao que se chama de Pré-Modernismo na literatura brasileira, revelando, às vezes com crueldade e certo pessimismo, o contraste cultural nos dois “Brasis”: o do sertão e o do litoral.
CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS Dois traços caracterizam Monteiro Lobato como pré-modernista: o regionalismo e a denúncia dos contrastes, mazelas e desigualdades na sociedade oligárquica brasileira da Primeira República.
O pré-modernismo não é considerado uma escola literária pois é uma fase de transição. E o que diferencia ele de outras escolas literárias é o fato de o mesmo, não possuir um grupo de escritores que seguem os mesmos padrões literários.
O pré-modernismo representa, na literatura brasileira, um período de transição, já que, de um lado, ainda se faziam fortes as tendências artísticas do realismo, do naturalismo, do simbolismo e do parnasianismo, movimentos iniciados na segunda metade do século XIX, e, de outro lado, já se faziam presentes escritores e ...
Lima Barreto trouxe ao pré-modernismo importantes narrativas críticas. ... No entanto, mesmo no manicômio, seu espírito crítico e atento às injustiças sociais não ficou alheio à discriminação sofrida pela população negra ali encarcerada.
O pré-modernismo é visto como um período de transição por ter sido marcado, em parte, por características dos modernos e, em parte, pelas escolas literárias que foram anteriores - o realismo, naturalismo, simbolismo e etc.
O pré-modernismo foi, como o próprio nome aponta, um período de transição no universo artístico. Principalmente entre os anos de 1902 e 1922, houve uma produção literária que não correspondia às escolas do realismo, do naturalismo, do simbolismo ou do parnasianismo, tendências estéticas ainda correntes na época.
O Pré-Modernismo aconteceu no período de 1902 a 1922 e seu marco inicial foi a publicação da obra Os sertões, de Euclides da Cunha. ... Os romances de Lima Barreto e Graça Aranha e os ensaios sociais de Euclides da Cunha deram o tom da literatura brasileira nas duas primeiras décadas do século XX.
Alguns dos conflitos mais importantes foram: a Revolta da Vacina (1904), a Revolta da Chibata (1910), a Guerra do Contestado (1912-1916), entre outras. Os escritores do pré-modernismo brasileiro adotam uma postura liberal e passam a fazer críticas em relação aos problemas sociais enfrentados.
Características da primeira geração modernista