As moléculas que formam a água estão em constante movimento, e a forma que a água assume depende da rapidez com que elas se movem. ... A água potável é cristalina, inodora, incolor e insípida. 5. É considerada solvente universal, propiciando a formação de misturas com outras substâncias.
As principais propriedades da água envolvem: capacidade térmica, calor específico, transporte de substâncias, solvente universal e tensão superficial.
Toda água pronta para o consumo é denominada de água potável, pois não oferece riscos à saúde. Água potável corresponde a toda água disponível na natureza destinada ao consumo e possui características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem, como animais e homens.
A água é pura quando só contém moléculas H2O. Características da água pura: ponto de fusão (derrete, funde)= 0ºC e ponto de ebulição (ferve)= 100ºC, a 1 atmosfera de pressão e densidade = 1 g/cm3 (um grama de água ocupa um volume de 1 cm3). As substâncias puras são formadas por substâncias de um tipo só.
A água é um excelente solvente porque é capaz de dissolver enorme quantidade de substâncias. As substâncias que se dissolvem são chamadas solutos e ao ser misturada com o solvente forma uma solução.
Características da água
A molécula de água
A água pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido (gelo), líquido, e gasoso (vapor de água). A água do ambiente (incluindo a que se encontra nos seres vivos) evapora por ação do calor. ... No vapor de água existem partículas minúsculas, tão leves que são carregadas pelo ar.
Propriedades físico-químicas da água
As principais propriedades físicas da água de maior alcance clínico sobre o corpo imerso são: densidade, empuxo, pressão hidrostática, turbulência, viscosidade, tensão superficial e refração (FINHOLDT, 2007).
Segundo Luz (1999) e Correa e Massaud (1999), os princípios mais importantes a serem considerados são: empuxo, impacto, pressão hidrostática, resistência, temperatura, equilíbrio, turbulência, fricção e velocidade.
Um princípio em Física, decorre na maior parte dos casos, da observação direta do que ocorre na natureza, ditado pelo encadeamento dos fenômenos e não é conseqüência de nenhuma dedução lógica, o que significa que um princípio não se explica, não se interpreta.
Empuxo - A força que, na água, atua contra a gravidade.
Os efeitos terapêuticos dos exercícios realizados na hidroterapia são: alívio das dores e do espasmo muscular; relaxamento; manutenção ou aumento da amplitude de movimento das articulações; redução de músculos paralisados; fortalecimento dos músculos e desenvolvimento de sua força e resistência; melhora das atividades ...
O que acontece é que dentro da água, entram em ação as leis da Física. Com isso, o empuxo possui sentido contrário à gravidade, o que diminui o nosso esforço dentro da água, fazendo o corpo parecer mais leve.
Exercícios de fortalecimento podem ser realizados tanto em posição ortostática como em flutuação. Cabe ao fisioterapeuta avaliar qual a melhor forma para o paciente em questão. Os exercícios podem ser realizados utilizando a água como resistência para um maior ganho de força muscular.
Praticar atividades físicas é um hábito que traz inúmeros benefícios para a saúde física. Os exercícios praticados na água, como a natação e hidroginástica, ajudam no desenvolvimento muscular e ósseo daqueles que praticam, além de auxiliar na redução de gordura corporal.
Isso sugere fortemente que a terapia aquática, por seus efeitos fisiológicos e físicos, que induzem respostas como melhora do condicionamento físico, relaxamento muscular, redução de sobrecarga articular entre outras, é uma ferramenta útil para reduzir a dor e rigidez, além de propiciar melhora na qualidade do sono em ...
Quais são as principais atividades aquáticas para o lazer?
As atividades aquáticas de hidroginástica e hidroterapia contribuem para manutenção e melhora da flexibilidade, equilíbrio e capacidade funcional dos idosos; apesar de melhorarem a dor na oesteoartrite de joelho, não estão associadas a bons índices de força muscular de membros inferiores.
Acompanhe com a gente!
O Nado Sincronizado, também conhecido como Natação Artística, é um esporte que mistura elementos da natação, dança e ginástica. Ele consiste na execução, dentro de uma piscina, de uma rotina de movimentos ao ritmo da música. Esta modalidade esportiva pode ser disputada individualmente, em casal ou equipe.
É um esporte dos mais complexos, pois nele se misturam movimentos de dança e natação, utilizando todas as articulações em uma sincronia de graça e força. O Nado Sincronizado é disputado sob três formas: solo (um atleta), dueto (dois atletas) e conjunto (quatro a oito atletas).
O nado sincronizado teve origem na Europa, no final do século 19, com demonstrações de habilidades acrobáticas dentro d'água nos intervalos das competições da natação. Considerado atualmente um esporte exclusivo para mulheres2, começou a ser praticado por alemães, numa disputa masculina em Berlim, em 1891.
Significado de Nado sincronizado Esporte que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, em que a performance dos nadadores (individualmente ou em equipe) consiste em um conjunto de rotinas coreografadas e sincronizadas, geralmente ao som de música, executados dentro da água de uma piscina.