Caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar: os exercícios aeróbicos são os que proporcionam maior perda calórica, queimando mais rapidamente a gordura corporal.
As atividades aquáticas são adequadas para pessoas que têm dores nas articulações ou dificuldade em se mover por conta do sobrepeso, mas a natação é muito intensa para muitas pessoas e uma boa alternativa nesses casos é a hidroginástica. A hidroginástica pode ser uma caminhada na água ou exercícios de movimentação.
A partir disso, é possível montar diferentes rotinas para os alunos obesos. Entre os exercícios mais indicados estão os de menor impacto articular, como a caminhada e a musculação. Atividades realizadas dentro da água, como hidroginástica, natação ou até mesmo a caminhada dentro da água também são excelentes opções.
8 melhores exercícios para a terceira idade
A prática de atividade física na terceira idade é importante para reduzir os danos causados pelo tempo, como o enfraquecimento dos músculos, perda de equilíbrio, perda de agilidade e flexibilidade e de resistência muscular.
De maneira geral, a parte da tarde é mais produtiva que a parte da manhã. Um estudo feito com nadadores – comparando a produtividade dos treinos – demonstrou isso. Alguns cardiologistas recomendam que, quando existe algum problema cardíaco, o ideal é que as atividades esportivas, como a caminhada, sejam feitas à tarde.
Segundo o médico, iniciantes devem andar de 30 minutos a 1 hora em pelo menos três dias da semana. Para quem quer perder peso e gordura corporal, o ideal é se exercitar por no mínimo 1 hora. Interromper a atividade por mais de três dias, porém, já causa perda do condicionamento físico.