A industrialização se concentrou na principalmente na região SUDESTE do país nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro porque as indústrias procuravam lugares perto onde havia bastante concentração de pessoas (nas metrópoles principalmente) para que tivessem bastante funcionários e uma região com grandes consumidores!
Alguns dos mais importantes ramos industriais da região são: as automobilística (com mais força em São Paulo), siderúrgica (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), petroquímica (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), navais (Rio de Janeiro) petrolífera ( Rio de janeiro e Espirito Santo).
Verificado por especialistas No caso podemos afirmar que o referidos eixos de desenvolvimento estão ligadas as questões industriais e econômicas da região sudeste. ... Nesse aspecto, tem um mercado voltado para as práticas de comércio bem como para a indústria.
Resposta. As principais consequências da industrialização no sudeste é a forte concentração populacional nas metrópoles mas podemos por também um alto índice de desenvolvimento nas infraestruturas das cidades dentre outros fatores.
Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água.
Resposta: - Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias. Estas também foram responsáveis, principalmente no século XX, pelo aumento da poluição de rios e contaminação dos solos; - O uso cada vez mais maior de máquinas e equipamentos tecnológicos fez aumentar o desemprego nas indústrias.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Aspectos positivos da Revolução Industrial
Emprego de máquinas; Pouca utilização de mão-de-obra (maior desemprego); Uso de fertilizantes, adubos químicos e agrotóxicos; ... Uso de mão-de-obra e animais (tração).
Uma das transformações mais significativas é a industrialização. Essa atividade promove grande transformação no espaço geográfico:desmatamento,poluição hídrica poluição atmosférica,asfaltamento,desenvolvimento de infraestrutura.
Portanto, a industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos.
Resposta. Pelo fato da indústria modificar a natureza em questões naturais e sociais,a indústria apresenta danos ao meio ambiente por soltar gases(fumaça)que trazem coisas ruins ao meio natural.
A indústria contribui para a melhoria do padrão de vida da população na opinião de 94% dos entrevistados. As empresas industriais contribuem para aumentar a inovação e a evolução da tecnologia no país segundo 92% dos brasileiros.
Resposta. Resposta:melhor infraestrutura urbana, de transportes, telecomunicações, disponibilidade de capital, energia, etc.
Desse modo, pode-se concluir que a importância da atividade industrial consiste no valor agregado (mais empregos, com maiores salários, com maior movimentação da economia, com maiores garantias de atenção aos direitos trabalhistas e previdenciários) que os produtos da indústria possuem frente aos das demais atividades ...
Os investimentos, sobretudo industriais, geram um verdadeiro efeito multiplicador para economia: aumentos de investimento geram aumentos de produção, que por sua vez geram aumentos de emprego e, consequentemente, renda, que gera consumo, mais produção e assim por diante. ...
A Automação Industrial é uma força motriz para o desenvolvimento econômico. Consiste na otimização dos processos industriais por meio de sistemas automatizados, com a finalidade de aumentar a produtividade, melhorar as condições de trabalho e simplificar operações.
Embora gere problemas, o setor industrial é essencial para a economia e para a vida humana, pois ele é responsável pela produção de bens de consumo e ainda gera milhões de empregos diretos e indiretos.
Como benefícios, podem gerar empregos, elevar os índices socioeconômicos citadinos e aumentar a capacidade de exportação local. Por outro lado, os prejuízos estão associadas diretamente ao meio-ambiente, pois, em decorrência dos processos em larga escola, podem haver poluição sonora, auditiva e visual.
1) As industrias são os pontos de transformação de matéria-prima em produtos mais complexos e mais valiosos, o investimento na industria diminui os custos do país com importações e aumenta os lucros com exportações.