O ideal seria ganhar entre 9 e 12 kg no total. Isso corresponde mais ou menos a um ganho de peso semanal de cerca de 400 g no 2º trimestre e 300 g no 3º trimestre. O aumento máximo de peso ocorre entre 12 e 24 semanas (ou seja, entre o 4º e o 6º mês).
Varia de cada mulher. Mas o normal é que a gestante ganhe entre 1 a 2 quilos por mês, no primeiro trimestre. Após este período, 500 gramas por semana. A mulher engorda mais no fim da gravidez.
Gestantes ganham cerca de 1kg por mês Uma informação que toda futura mamãe deve ter em mente logo no início da gravidez é que o ganho de peso é uma situação normal e indispensável para o bom desenvolvimento do seu filho.
Nas primeiras semanas de gravidez você pode não engordar nada ou até perder alguns gramas se enjoar muito. É importante lembrar que o ganho adequado de peso na gestação pode ser a garantia de um peso normal de seu filho no nascimento.
No primeiro trimestre, o ganho de peso é mínimo, variando entre 0,5 a 2,0 kg. Não só não há nenhuma necessidade de engordar nesta fase, como é difícil fazê-lo, já que é nas primeiras semanas de gravidez a gestante costuma ter enjoos e vômitos frequentemente (leia: ENJOOS E VÔMITOS NA GRAVIDEZ).
Em uma mamãe que ganha 14 kg durante a gravidez, o peso extra fica distribuídos assim: cerca de 2,5 kg de aumento no volume de sangue e do útero, 1,5 kg por causa da formação da placenta e do líquido amniótico, 3,5 kg do peso médio da criança, 2 kg em líquidos retidos pelo organismo e mais 4,5 kg de gordura nos seios, ...
Como é calculado o peso ideal para cada semana?
O que se deve fazer se se aumenta mais peso do que a conta
Para evitar o ganho de peso excessivo na gravidez, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos simples, como farinha branca, doces, sobremesas, leite integral, biscoitos recheados, carnes vermelhas e processadas, como linguiça, bacon, salsicha e salame.
Tabela de Referência Tamanho e Peso do Feto
O bebê com 20 semanas de gestação tem cerca de 16,4 cm e pesa cerca de 300 gramas. Agora o útero da mamãe já chegou à altura do umbigo devido ao desenvolvimento fetal do seu bebê. Saiba que agora a hidratação tem que ser mais intensa que nunca!
O desenvolvimento do bebê com 20 semanas de gestação marca o início do 5º mês de gravidez e nesta fase os movimentos fetais são mais facilmente percebidos, inclusive pelos outros.
Com 5 meses o bebê está na sua fase de maior agitação, mexe constantemente principalmente no período noturno. Já mede em torno de 80 cm e pesa em média 700 gramas.
O quinto mês de gravidez vai das 17 às 21 semanas. No começo do quinto mês seu útero estará no nível do umbigo que, por sinal, fica muito sensível porque está sendo pressionado pelo útero. Uma linha escura pode aparecer entre os pelos pubianos e o umbigo. Fique tranquila, que ela desaparece após o parto.
No início desse período, ele apresenta aproximadamente 12 centímetros, e 110 gramas; e, ao fim da 20ª semana, mais ou menos 16 cm, e 290g.
O tamanho do feto com 21 semanas de gestação é de aproximadamente 25 cm, medidos da cabeça ao calcanhar, e o seu peso, é de cerca de 300 g.
O tamanho do feto com 22 semanas de gestação é de aproximadamente 26.
Com 23 semanas, que equivalem a 6 meses de gravidez, o bebê é capaz de sentir os movimentos do corpo da mãe e a audição fica aguçada especialmente para sons mais graves. É uma boa fase para ouvir diferentes tipos de músicas e sons para que o bebê se vá habituando cada vez mais aos sons externos.
Entretanto, o bebê assume espontaneamente a posição cefálica na maior parte das gestações, fazendo com que o parto normal aconteça com tranquilidade. Essa posição — virada — do bebê na barriga pode acontecer em qualquer período da gestação. Mais frequentemente, o bebê vira-se a partir da 28ª semana.
Por volta da 19a semana, ele passa a variar entre três posições: pélvica (quando o bebê fica sentado), córmica (na transversal) e cefálica (de cabeça para baixo). O bebê também pode escolher apenas uma delas e permanecer assim até o final da gestação.