“A causa mais comum da rinite gestacional é hormonal. Ela acontece principalmente pelo aumento dos níveis de estrogênio e também a progesterona, que podem aumentar a vasodilatação local do nariz pelo aumento do sangue circulante e que ocorre fisiologicamente na gravidez”, explicou o otorrino.
O recomendado é tratar a rinite gestacional com soro fisiológico, por meio de lavagens nasais. Qualquer outro medicamento só pode ser ministrado com a orientação e acompanhamento de um médico especialista. Outra dica, essa bem simples (mas que pode valer bastante a pena seguir), é não se deitar.
Espirrar na gravidez faz mal? Não. As grávidas podem espirrar sem que isso seja um problema. Os espirros frequentes durante a gravidez fazem parte de uma condição conhecida como rinite da gravidez.
A mulher grávida que sofre de dores abdominais ao fazer movimentos repentinos, ou até quando espirra, não precisa se preocupar. Além de ser muito comum, trata-se também de um incômodo pontual.
A dor abdominal pode acontecer quando a gestante realiza algum movimento brusco ou quando espirra, por exemplo. Essa dor será pontual e no caso não há razão para preocupar-se.
Mover as pernas ou o abdômen para tossir e espirrar, por exemplo, costuma agravar a dor. No entanto, ela se inicia com baixa intensidade, podendo primeiro ser sentida na parte alta — na boca do estômago — para, então, se tornar mais intensa e localizada.
Assim como toda infecção viral, a gripe provoca uma reação no sistema imunológico que leva à liberação de várias substâncias inflamatórias. Quando esse processo acontece nos músculos, aparece a dor muscular. Portanto, esse tipo de dor no corpo é uma consequência natural.
Os distúrbios gastrointestinais ou patologias gastrointestinais são doenças que atacam o sistema digestivo (estômago, esôfago, intestino grosso, intestino delgado, cólon, reto e ânus), bem como os órgãos que fazem parte da digestão como pâncreas, fígado e vesícula biliar.