s.m. Significa que é um substantivo masculino. s.f. Significa que é um substantivo feminino.
Ext.] Uma forma de assenhorear-se do poder, sem respeitar as regras...
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Bibl Em obras de referência, principalmente em dicionários, cada uma das palavras colocadas no alto de cada página, indicando a primeira e a última entrada da página, com a finalidade de facilitar a consulta; guia.
1- Abraçar; cingir; envolver. 2- Abranger; alcançar; atingir; cobrir; compreender; conter; encerrar; englobar; incluir. 3- Açambarcar; monopolizar.
1 Faculdade mental de representar imagens novas ou anteriormente percebidas. 2 Faculdade mental de conceber e criar imagens novas a partir da combinação de ideias. 3 por ext Criação literária ou artística. 4 por ext Obra ou ideia fantasiosa que só existe na nossa mente, não na vida real; fantasia, mentira.
Tipos de imaginação
Quando há mais tempo sem estímulos visuais e sonoros, novas ligações se desencadeiam. Imaginação a funcionar, criatividade a carburar. “O cérebro também precisa de momentos de pausa, deixar as ideias viajarem até onde quiserem. A deambular livremente as ligações podem acontecer.”
Vimos que há dois sentidos de imaginação para Hume: num primeiro sentido, ela é a faculdade de fazer quaisquer associações; num segundo sentido, que Hume identifica com os princípios estáveis e regulares da imaginação, ela é o que nos permite formar as inferências indutivas e as crenças, apesar de haver também algumas ...
Imaginação é uma capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos - segundo a concepção sartriana apresentada em sua obra O imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação.
20 sinônimos de imaginário para 3 sentidos da palavra imaginário: Que apenas existe na imaginação: 1 fictício, irreal, imaginado, inventado, ilusório, utópico, fantástico, fabuloso, fantasioso, imaginoso, quimérico, umbrático.
Arte e Imaginação – Um estudo em filosofia da mente é, portanto, um esboço de uma teoria do julgamento e da apreciação estética das coisas, principalmente as de cunho artístico.
A verdade do artista é liberta e ao mesmo tempo condicionada à verdade do objeto. A ação nem sempre gera a reação imaginada. A composição muitas vezes foge ou não revela a expectativa gerada nos desdobramentos da verdade do artista.
Já imaginou o mundo sem arte? Não, não dá para imaginar. Seria totalmente sem graça, um mundo sem cores, sem música, entres outras possibilidades desenvolvidas pelos artistas. ... A arte pode ser idealizada para ser visualizada, ouvida, tateada, despertar o olfato ou mais sentidos ao mesmo tempo.
Arte e cultura estão totalmente ligadas, pois é através da arte que conseguimos diferenciar, apreciar e adquirir conhecimentos das diferenças entre uma cultura e outra, visto que na arte são impressas sentimentos, formas e cores que dizem muito sobre a pessoa que a fez, que por sua vez possui uma história enriquecida ...