5 de Beethoven são, provavelmente, as mais conhecidas na música clássica. Diz-se que o próprio pianista as definiu como “o destino batendo à porta”. O trabalho foi apresentado pela primeira vez em 1808, em Viena. De lá para cá, foi reproduzido infinitas vezes por orquestras de todo o mundo.
O compositor alemão Ludwig von Beethoven (1770 - 1827) perdeu a audição progressivamente ao longo de três décadas (entre os 20 e os 50 anos), quando já se encontrava na fase adulta. Como não nasceu surdo, ele tinha memória auditiva suficiente para compor em sua mente.
Beethoven produziu cerca de 200 obras como sonatas, sinfonias, concertos, quartetos para cordas. No entanto, escreveu apenas uma ópera, “Fidélio”.
Uma doença "importada" do continente americano, a sífilis arrasou a Europa, causando graves problemas numa população indefesa. ... No caso de Beethoven, segundo Mackowiak, a doença teria se manifestado por meio de problemas gastrointestinais e no tipo de surdez que ele teve.
A verdadeira causa da morte, em 1827, de Ludwig van Beethoven, um dos maiores gênios da música de todos os tempos, ainda é controversa. Acredita-se que ele tenha morrido devido à cirrose hepática, com pancreatite e peritonite (uma infecção do revestimento interno do estômago) como fatores contribuintes.
Salzburgo, ÁustriaMozart's Birthplace
Salzburgo, ÁustriaMozart's Birthplace
Itália
5 de dezembro de 1791
17 de outubro de 1849