Mercado Comum do Sul
Os Estados Partes fundadores do MERCOSUL e signatários do Tratado de Assunção (TA) são a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.
Em suma, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela são os Estados-Partes, tendo os quatro primeiros fundado o bloco econômico. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname são Estados associados, estando a Bolívia em processo de adesão como Estado-parte e o Equador em negociação para adesão plena.
O Tratado de Assunção, instrumento fundacional do MERCOSUL, estabeleceu um modelo de integração profunda, com os objetivos centrais de conformação de um mercado comum - com livre circulação interna de bens, serviços e fatores produtivos - o estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC) no comércio com terceiros ...
São exemplos de blocos econômicos: o MERCOSUL, OEA, OEI, NAFTA, UNASUL, ALBA, COMUNIDADE ANDINA, ALADI, eles podem estabelecer entre os países membros a redução de tarifas alfandegárias, a livre circulação de pessoas, uma moeda comum, dentre outras medidas comerciais e culturais.
Resposta: Tem como principal função promover uma área de livre comércio, desenvolvimento social e econômico entre os membros, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias e bens de modo geral. ...
A ALADI foi formada com o objetivo de: >> Reduzir e eliminar gradativamente as barreiras ao comércio recíproco de seus países-membros; ... >> Criar uma área de preferências econômicas, tendo como objetivo final o estabelecimento de um mercado comum latino-americano.
Resposta: Os blocos econômicos compreendem a formação de mercados regionais entres países a fim de dinamizar e integrar a economia de seus membros, através da livre circulação de mercadorias ou da redução dos impostos cobrados em importações.
Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.