Nesse sentido, o Benchmarking contribui para que as organizações assimilem as boas práticas em produtos, serviços e processos dos concorrentes ou de outros negócios. Através do aprendizado contínuo, essa prática visa aumentar a eficiência das empresas e alcançar diferenciais competitivos.
Os benchmarks servem como parâmetro para o consumidor ter como referência na hora de ver a qualidade ou desempenho de um produto.
Como fazer um benchmarking?
Conheça os principais tipos de benchmarking
Na gestão de projetos o benchmark ou benchmarking é fundamental para que você possa aprimorar a performance da sua equipe continuamente, tornando seus projetos mais eficientes e elevando a qualidade das entregas realizadas.
Benchmarking é um processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento. Entre seus benefícios estão a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro.
Para fazer o benchmarking corretamente, você pode seguir os seguintes passos:
Benchmarking é isso: é encontrar os pontos mais fortes dos melhores do seu segmento, buscando superá-los no dia a dia. É enxergar as falhas de seus rivais e entender porque elas ocorrem, aprendendo com os erros alheios.