De forma bem resumida, o conceito representa a capacidade de compreender emoções de outra pessoa, de se colocar no lugar dela. A empatia no trabalho tem grande valor, pois contribui para um ambiente mais harmonioso e de cooperação.
De acordo com o relatório Empathy Monitor (2017), a empatia tem impacto direto na produtividade, lealdade e engajamento dos funcionários. A conclusão é que ser empático no local de trabalho fornece retornos significativos e concretos.
Como aumentar sua empatia no trabalho
Siga com a gente!
É preciso também ter empatia. Ter empatia significa o ato de colocar-se no lugar do outro. Ou seja, se a sua empresa presta atendimento telefônico para resolver problemas e tirar dúvidas dos clientes, por exemplo, você e seus colaboradores precisam se colocar no lugar do outro.
Importância da empatia no atendimento ao cliente A empatia no atendimento ao cliente é vital para o crescimento de uma organização, pois permite entender o que incomoda os usuários e quais são as características que eles veem de forma positiva.
A agilidade no atendimento mostra para o cliente que você está verdadeiramente preocupado com ele e que deseja solucionar o problema dele o quanto antes, mas mantendo a qualidade no atendimento e sem pressa. As pessoas também estão a cada dia mais ocupadas e não querem perder o seu tempo esperando.
Prestar um bom atendimento ao cliente significa oferecer os melhores serviços antes, durante e depois da compra, garantindo uma experiência satisfatória em todos os canais e momentos. Mais do que isso, atender com qualidade é sinônimo de construir um relacionamento sólido e duradouro entre empresa e consumidor.
Empatia significa se colocar no lugar do outro. Quando falamos em atendimento ao cliente, falamos também de ter empatia com o cliente, que significa tratá-lo como você gostaria de ser tratado em uma situação contrária.
Empatia é a capacidade psicológica de compreender o sentimento de outra pessoa em uma situação se colocando no lugar dela. ... Exemplo 2: uma pessoa que trabalha com você é vítima de racismo e se sente acuada. Você pode sentir empatia por ela e, por isso, pensar em dar um apoio à ela.
Empatia significa se colocar no lugar do outro. Significa sentir o que outra pessoa está sentindo ou entender o que ela está pensando. O Mapa da Empatia foi criado pela Design Thinking XPlane como estratégia para nos colocarmos no lugar dos clientes em um negócio e, assim, compreendê-los com mais profundidade.
Aqui estão 12 hábitos das pessoas altamente empáticas!
Algumas dicas de como desenvolver a empatia:
É possível afirmar que existem três tipos de empatia: a empatia cognitiva, a emocional e a compassiva.
Diretrizes para desenvolver a Empatia
Basicamente, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando estamos cheios de nossas próprias reações ou dores, é quase impossível ver ou sentir como é a experiência de outra pessoa. Isso porque suas emoções desencadearão uma chuva de nossas próprias sentimentos não resolvidos.
A empatia é a arte de se colocar no lugar do outro a fim de compreendê-lo emocionalmente. Trata-se de uma capacidade poderosa e transformadora, pois faz com que as pessoas se relacionem de modo mais respeitoso e compassivo, algo que a sociedade realmente precisa.
Empatia é o ato de se colocar no lugar de outro pessoa, tem a ver com compreensão e perspectiva. ... Muitas pessoas confundem isso com outros atributos, como bondade, boas maneiras, gentileza ou generosidade. Mas a empatia é algo mais desafiador do que isso tudo.
Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.
Empatia é a capacidade de perceber, sentir, conectar-se com o outro. É entender o que a outra pessoa está sentindo. Em um mundo repleto de tecnologia, é normal que as coisas estejam mudando o tempo todo. Mudamos a forma em que consumimos, produzimos, aprendemos e, principalmente, como nos relacionamos.
Avaliar sua disposição em ajudar. A disposição em ajudar o outro é sempre um fator importante para identificarmos se somos empáticos ou simpáticos. Normalmente, na empatia, temos a habilidade de nos colocarmos na mesma perspectiva da outra pessoa, de maneira que possamos sentir sua dor e ajudá-la a superar aquilo.
Ser um empata significa que ter a capacidade de perceber e ser afetado pelas energias de outras pessoas e ter uma capacidade inata de sentir e perceber intuitivamente outros. ... Ser um empático é muito mais do que ser altamente sensível e não está limitado apenas às emoções.
A pessoa apática vive sem enxergar graça nas coisas. Eventos normalmente trágicos também deixam de mexer com as emoções do apático, atribuindo lhe o rótulo de insensível. Além da falta de vontade, a dificuldade de concentração e de reter informações e a fadiga acompanham a pessoa apática.
Quando devemos usar a empatia?
Separamos alguns benefícios da prática da empatia:
A apatia é a falta de emoção, motivação ou entusiasmo. É um termo psicológico para um estado de indiferença, no qual um indivíduo não responde aos estímulos da vida emocional, social ou física.
Costumamos definir uma pessoa indiferente como alguém que “não sente, nem sofre”. É um sentimento que mantém à margem a pessoa que se comporta assim. No entanto, quando recebemos um golpe de indiferença de alguém, suas garras produzem feridas muito dolorosas em nós.
Psicopatia. Consiste em pessoas que não podem se adaptar às normas sociais e na dificuldade de se conectar com os demais, por isso são percebidas como pessoas carentes de empatia. Transtorno de Personalidade Limítrofe. A pessoa costuma ter instabilidade emocional, por isso é difícil manter relações estáveis.