As práticas lúdicas e os jogos pré-desportivos têm algumas características em comum, como por exemplo ensinar através de um modo mais suave e tem o objetivo de socializar as pessoas além de ensinar um pouco sobre determinados esportes.
Pega-pega, esconde-esconde, queimada, basquete, futebol, vôlei, entre outros..
Corridas: rasas, com barreiras, com obstáculos. Marcha atlética. Revezamentos. Saltos.
Confira 10 sugestões de brincadeiras para fazer com corda.
Dá para pular corda sozinho ou em turma. Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um poste ou em um portão enquanto um participante fica na outra ponta, batendo. Mas também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem.
Outro dos grandes benefícios de pular corda é a coordenação de braços e pernas. A psicomotricidade se trabalha nesse tipo de brincadeira, porque os músculos estão em constante movimento. A criança terá que realizar saltos e movimentar os braços com eficiência para conseguir os movimentos corretos.
Pular corda é uma brincadeira tão antiga que é difícil saber qual a origem, mas há registros dessa brincadeira desde a antiga Grécia. De qualquer forma, o que temos certeza é que até hoje é uma brincadeira frequente entre as crianças, talvez por ser mais livre, sem muitas regras e com diversão garantida.
As brincadeiras possuem o objetivo de socializar e interagir com o meio. É por meio delas que as crianças expõem sua criatividade, habilidade e imaginação. ... O ato de brincar promove nas crianças a auto percepção e é muito positivo para a socialização delas com as pessoas que estão ao seu redor.
A Capacidade Física é Resistência, Pois Quanto Mais Você Pula Mais Resistente Tende a Ficar, Pelo Fato de Que Você Vai Pular Vai Estar Se Desgastando um Pouco e Quanto Mais Você Pular Corda Mais Vai Aumentar o Tempo Que Você Aguenta o Desgaste.