O exame é feito com o aparelho endoscópio, denominado laringoscópio. Contudo o procedimento da laringoscopia é realizado a partir de um diagnóstico de problemas com a laringe, que é uma via aérea com a função de transmitir o som.
Permitindo que o médico observe as vias aéreas superiores (nariz, laringe e faringe) por meio de um aparelho endoscópio, chamado laringoscópio, o exame é realizado principalmente no diagnóstico de problemas da laringe (via aérea responsável pela produção de som).
Quando presentes, os sintomas variam com a idade, tamanho e a localização dos cistos, sendo descritos tosse progressiva, disfagia, rouquidão, estridor, dispnéia, sensação de corpo estranho e dor2,4,5,7.
É um exame auxiliar para diagnóstico de hipertrofia de adenóides, rinite, sinusite, desvio de septo, distúrbios da voz e da deglutição. A Nasofibrolaringoscopia pode ser realizada em pacientes de todas as idades.
Otologia – Exames
Quando o nervo auditivo está danificado ou ausente, esse fenômeno é conhecido como perda auditiva neural ou retrococlear. Aparelhos auditivos e implantes cocleares não podem ajudar, pois o nervo não é capaz de levar as informações sonoras ao cérebro.