A capitalização de juros, também chamada de anatocismo, ocorre quando os juros são calculados sobre os próprios juros devidos. Outras denominações para “capitalização de juros”: “juros sobre juros”, “juros compostos” ou “juros frugíferos”.
Para aplicar a fórmula da taxa efetiva de juros, você terá que igualar o período ao tempo de capitalização na taxa nominal. Nesse caso, o cálculo é bastante simples: se você tiver uma taxa nominal de 24% ao ano e capitalização mensal, basta transformá-la em uma taxa efetiva de 2% ao mês, alterando apenas o período.
DA CAPITALIZAÇÃO MENSAL DOS JUROS – VEDAÇÃO LEGAL: CAPITALIZAÇÃO DOS JUROS (ANATOCISMO). Trata-se, na prática, de método que faz aumentar o valor do capital tomado, acrescendo-lhe valores que somente podem ser obtidos pela aplicação composta dos juros. ...
Significado de Duodécuplo numeral, substantivo masculino Que é, ou coisa que é doze vezes maior que outra. Etimologia (origem da palavra duodécuplo). Do latim duodecuplu.
Anatocismo significa a contagem de juros sobre juros. A palavra tem origem grega (ana = repetição; tokos = juros). É sinônimo de capitalização de juros. A Súmula 121 do STF veio reforçar a proibição da capitalização: “É vedada a capitalização de juros, ainda que expressamente convencionada”.
No sistema SAC o valor da amortização é calculado, dividindo-se o valor do principal pelo número de períodos de pagamento. Por sua vez, os juros são calculados sobre o saldo devedor do início de cada período, multiplicando-se a taxa de juros pelo saldo.
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou nesa quarta-feira a legalidade da cobrança de juros sobre juros em operações de crédito com prazos inferiores a um ano.
Em que pese a prática de anatocismo não seja aceita, a aplicação de juros compostos, desde que pactuada, não é vedada pela jurisprudência brasileira. ... Em suma, em geral pode haver a incidência de juros compostos, desde que não se pratique o anatocismo.
Existe uma fórmula simples, que nos ajuda a encontrar o resultado dos juros sobre juros. É a seguinte: M = C (1+i) t.
Segundo o art. 406 do Código Civil e o artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional, os juros de mora devem ser cobrados a, no máximo, 1% ao mês. Essa porcentagem deve ser cobrada proporcionalmente aos dias de atraso do boleto bancário baseada no mês comercial que tem 30 dias.
1%
No caso dos juros moratórios, o valor máximo estipulado por lei de é 1% ao mês sobre o valor total do título em atraso (não pode ser cobrado juro de mora sobre o valor total do débito, em saco de compras parceladas, por exemplo). Isso significa: 0,033% ao dia.
As instituições financeiras/bancárias estão permitidas a cobrarem juros moratórios superiores a 12% ao ano, porém, é exigido que a taxa de juros esteja especificada no contrato para que se possa verificar, em cada caso, se ela é abusiva ou não.
Como calcular juros de empréstimo pessoal? O cálculo de juros do empréstimo pessoal segue a regra de juros compostos, considerando juro sobre juro. Nesse caso, a taxa é sempre calculada em cima do valor inicial (aquele que você pegou emprestado) mais o valor dos juros cobrados no mês anterior.
Lojas varejistas não podem cobrar no crediário juros acima de 12% ao ano. Lojas dedicadas ao comércio varejista em geral não podem, na venda por crediário, estipular juros remuneratórios superiores a 1% ao mês, ou 12% ao ano.
Diferença de taxas de juros média
Como dissemos, o Banco Central fornece as taxas praticadas mensalmente pelas maiores instituições bancárias em algumas determinadas modalidades de crédito. Para se encontrar a taxa média de juros de mercado basta somar as taxas de juros de todas as instituições e dividir pela quantidade de instituições.
A taxa média de juros de mercado é um cálculo feito pelo Banco Central e define o valor médio de todas as taxas de juros cobradas pelas diversas operações de crédito praticadas no mercado.