A política monetária controla o valor da moeda, diminuindo a oferta de dinheiro e controlando a inflação e estimulando o crescimento econômico. Foco na quantidade de dinheiro em circulação e, consequentemente, as taxas de juros e inflação.
A Economia Política é tradicionalmente conhecida como uma ciência que se dedica ao estudo de todo o processo econômico e de sua relação com a dinâmica da sociedade. ... Esse processo implica a produção, a distribuição e o consumo de bens materiais que atendem às diversas demandas do ser humano.
A Ciência Econômica é uma ciência social, que estuda o funcionamento da Economia Capitalista, sob o pressuposto do comportamento racional do homem econômico, ou seja, da busca da alocação eficiente dos recursos escassos entre inúmeros fins alternativos. ... A Ciência Econômica possui diversas correntes e divisões.
A economia é, geralmente, dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais.
Economia solidária é definida como o "conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão." Compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas ...
Para ele a economia criativa contempla atividades nas quais os indivíduos exercitam sua imaginação e exploram seu valor econômico. ... Isso dá corpo ao segmento da economia criativa. Essas empresas atuam em diversas atividades como artes, artesanato, música, moda, cinema, arquitetura e publicidade.
O objetivo da economia criativa é criar uma rede de artistas e empresários que tenham a capacidade de promover um crescimento sustentável no setor criativo. Uma indústria criativa é orientada pelo conceito da economia criativa, valorizando a criatividade individual ou coletiva, habilidades e talentos.
Quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público. Ou seja, é uma característica fundamental para garantir o sucesso de um negócio. Criatividade é considerada um talento.
Em momentos de crise, a Indústria Criativa pode ser decisiva para que se inovem com os processos e recursos disponíveis. Nesse cenário, a Economia Criativa torna possível a reflexão sobre os modelos de negócios vigentes. Novos empreendimentos, startups e ideias disruptivas são um reflexo de tudo isso.
Por que a economia criativa é um mercado crescente? Porque a economia criativa transforma. Profissionais criativos geram valor não monetário aos produtos e serviços. A constante inovação e a competitividade entre as empresas fazem com que a busca por profissionais criativos só aumente.
As atividades empresarial e industrial têm papel fundamental no crescimento econômico de um país – e este crescimento gera novos empregos e desenvolvimento social e promove a redução da pobreza. ... Mas o cenário dos últimos anos foi de recessão econômica, com retração do PIB desde 2014.
Quanto mais as empresas crescem, ou seja, gastam com máquinas, expandem suas atividades ou contratam novos trabalhadores, mais elas ajudam a movimentar a economia e o PIB. Gastos do governo: as movimentações do governo também influenciam diretamente no crescimento econômico.