Ciência medieval é a expressão usada para designar as descobertas científicas ocorridas durante a Idade Média. A Europa Ocidental entrou na Idade Média em grandes dificuldades que minaram a produção intelectual dessa parte do continente.
Uma visão de mundo característica, baseada essencialmente no cristianismo, evoluiu durante a Idade Média. Ela diferia tanto da perspectiva greco-romana como da visão científica da época moderna. ... Essa crença cristã, tal como formulada pela Igreja, dava sentido e lógica à vida e à morte.
Na passagem do mundo antigo para o mundo medieval ocorreram alguns processos mi- gratórios, cada um com suas particularidades, caracterizaram o movimento de populações. conhecidas como “invasões bárbaras” ou “invasões germânicas”. ... com o fim do Império Romano no Ocidente, formando a sociedade medieval.
Assim, um vassalo é uma pessoa que tem uma obrigação mútua a um senhor ou soberano, no contexto do sistema feudal da Europa medieval. ... A obrigação frequentemente incluía suporte militar por cavaleiros em troca de certos privilégios, usualmente incluindo posse de terras como feudo.
A origem do mundo feudal Com dificuldades para proteger as fronteiras, o Império Romano passou a ser invadido por diversos povos, sobretudo os de origem germânica, como os anglos, os saxões, os francos, os lombardos, os suevos, os burgúndios, os vândalos e os ostrogodos.
A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. No mundo medieval, a posição social dos indivíduos era definida pela posse ou propriedade da terra, principal expressão de riqueza daquele período. ...
A sociedade medieval se formou a partir da fusão entre as culturas romana e bárbara. Acima, cena do filme Rei Arthur (King Arthur, 2004). “O Mundo Medieval formou-se a partir da ruína do Império Romano”. Bom, a partir dessa frase podemos constatar que o mundo medieval é conseqüência direta do fim do Império Romano.
Burgúndios: estabeleceram-se no sul da França, mas foram absorvidos pelos francos no século VI; Ostrogodos: liderados por Teodorico, estabeleceram-se no Norte da Itália; Anglo-saxões: estabeleceram-se na Bretanha (atual Reino Unido);
E como esse século acompanha o desenvolvimento humano em um momento que não havia escrita, tal momento foi nomeado de Pré-História, isto é, foi considerado um período anterior à existência da História humana. A Pré-História concentra um período que vai de 3 milhões de anos AP a 6500 anos AP (ou 3500 a.C.).
A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita, desde o começo dos tempos históricos registrados até aproximadamente em 3 500 a.C.. É estudada pela antropologia, arqueologia e paleontologia.