Arrogante é um adjetivo de dois gêneros que expressa uma característica negativa de um indivíduo que carece de humildade, que se sente superior aos outros. ... De modo geral, uma pessoa arrogante é considerada orgulhosa, soberba, presunçosa e extremamente vaidosa.
A Bíblia define arrogância como alguém que é presunçoso, tem um ego inflado, e a sua auto-estima é muito acima do que seu valor real. Por que Deus iria resistir a você quando sabemos que Ele se aproxima para aqueles que são de um espírito humilde (Salmo 34:18).
A pessoa que sofre de um enorme ego vê a sua opinião como a única que importa. Elas são movidas por aquilo em que acreditam, e os fatos têm pouca importância para elas. Empatia, compreensão e compaixão nos obrigam a deixar ir o ego e vivermos no mundo de outra pessoa. Isto não é possível para a pessoa egoísta.
O ego, como consciência do indivíduo, determina as ações e instintos perante os eventos que se manifestam no mundo real. Ele também contribui para a personalidade do indivíduo. Por isso, acaba tornando-se tão importante para a filosofia e a psicanálise.
O ego não pode ser abandonado. A escuridão não existe, a escuridão é a ausência de luz. Por isso, não se pode fazer nada diretamente para ela. Pode-se apenas fazer algo para a luz, seja introduzi-la ou eliminá-la. Se for a escuridão o que se deseja, apaga-se a luz; se não se quer escuridão, acende-se a luz.