O corpo de prova concreto é importante para evitar que prejuízos e acidentes ocorram após o termino da obra. É aquele negócio, um material defeituoso só produz coisa defeituosa. É preferível que o concreto apresente falhas em seu teste de resistência do que já em obra, acredite, a dor de cabeça é muito menor!
Os corpos de prova devem ser identificados imediatamente à sua moldagem, possibilitando localizar o lote de origem e as partes da construção onde foi empregado. Um controle mais rigoroso pode solicitar, ainda, a retirada de amostras no início, metade e final da carga da betoneira.
Encha uma camada de 10 cm de altura com concreto. Compactar com vinte e cinco golpes em uma barra com 16 mm de diâmetro. Repetir o mesmo procedimento para as duas camadas seguintes. Espere de cinco a dez segundos e retire o molde lentamente.
O ensaio do abatimento do concreto, também conhecido como Slump Test, é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar se está adequado para o uso a que se destina.
Os concretos para bombeamento devem ter boa trabalhabilidade, isto é, o Slump ou Abatimento deve ser maior que 70 mm, sendo o mais recomendável, valores entre 80 e 100 mm ( Slump = 90 +/- 10 mm ). A Cortesia Concreto adota o Slump = 90 +/- 10 mm.
Um dos métodos mais utilizados para determinar a consistência é o ensaio de abatimento do concreto, também conhecido como slump test. Neste ensaio, colocamos uma massa de concreto dentro de uma forma tronco-cônica, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes.
A sigla FCK (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.
A cada caminhão de concreto devem ser retiradas amostras e moldagem do corpo de prova (CP) para o teste de resistência. Esse teste é feito em laboratório por meio do ensaio de compressão axial. ... A máquina exercerá uma força gradual de compressão sobre o corpo de prova até que ele se rompa.
O ensaio de compressão é amplamente utilizado na indústria de construção civil, para analisar madeira, concreto armado e ferro fundido e de materiais cerâmicos, para os metais, em geral, o ensaio é dificultado devido à existência de alguns fatores, como, possibilidade de flambagem, atrito na interface entre o CP e a ...
Qual a máxima deformação de alongamento no concreto e na armadura? A deformação máxima de alongamento do concreto é de 3,5 ‰enquanto a da armadura é de 10 ‰.
O concreto estrutural deve ter resistência característica à compressão aos 28 dias (fck) mínimo de 20 MPa para estruturas em concreto armado podendo chegar até 90 MPa.
O Fck do concreto é a sua resistência característica à compressão, e a unidade de medida usada para definir os seus valores é o Mega Pascal, abreviado para MPa.
O tipo de concreto a ser adquirido depende de como o mesmo será utilizado. Indicado para contrapiso, calçada e laje, o traço com pedrisco é um pouco mais resistente que o de mesmo FCK feito com brita 1, devido a sua composição ter mais cimento.