EQST

O Que Aristteles Pensava Sobre A Teologia?

O que Aristóteles pensava sobre a teologia?

Aristoteles - Teologia. Objeto próprio da teologia é o primeiro motor imóvel, ato puro, o pensamento do pensamento, isto é, Deus, a quem Aristóteles chega através de uma sólida demonstração, baseada sobre a imediata experiência, indiscutível, realidade do vir-a-ser, da passagem da potência ao ato.

O que pensava Aristóteles sobre a existência de Deus?

Aristóteles definiu Deus como um pensamento activo, perfeito, imutável, imóvel, fonte do bem e causa indirecta, passiva, de todo o movimento no universo. E esse pensamento vivo é substância, isto é, a substância primeira imaterial, princípio da perfeição.

O que seria uma pessoa virtuosa na visão de Aristóteles?

Segundo o Estagirita, o homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto. A virtude, ou a excelência moral, resulta do hábito, de sua prática.

O que são as virtudes para Platão e qual a relação entre as virtudes e a política?

Resposta. Resposta: Em termos filosóficos, e segundo Platão e também segundo o epicurismo e o estoicismo, a virtude designa um conjunto de características que contribuem para que o indivíduo tenha uma vida boa, nomeadamente a sabedoria, a coragem, a temperança e a justiça (as chamadas "virtudes cardeais").

Qual a posição de Platão no debate sobre a moral e as virtudes?

161). Nesse sentido, em Platão, como em Aristóteles, a conduta moral correta está ligada à deliberação; e o conhecimento moral, à episteme. Essa distinção é decisiva para saber o que se deve fazer.

Quais os fundamentos principais da teoria do conhecimento de Platão?

Ideia, segundo Platão, é um principio inteligível, que não sofre geração nem corrupção, sendo, portanto, fundamento do conhecimento das coisas. ... Na verdade, este tem o seu modo de ser, de existir somente por participar das ideias do mundo inteligível. O inteligível transcende o sensível e o determina.

Quais são os principais diálogos de Platão?

Diálogos de Platão

  • I. Eutífron · Apologia de Sócrates (monólogo) · Críton · Fédon.
  • II. Crátilo · Teeteto · Sofista · Político.
  • III. Parmênides · Filebo · O Banquete · Fedro.
  • IV. Primeiro Alcibíades (*) · Segundo Alcibíades (**) · Hiparco (**) · Amantes rivais (**)
  • V. Teages (**) · Cármides · Laques · Lísis.
  • VI. ...
  • VII. ...
  • VIII.

Em que se baseia a teoria do conhecimento?

De modo geral, a Teoria do Conhecimento tende a priorizar temas ligados à origem, limites e natureza de temas considerados cognitivos, ou seja, ocupa-se em entender, estudar e validar o conhecimento, a possibilidade de existência do conhecimento e quais os fundamentos, origens e valores.

Em que se baseia a filosofia de Platão?

Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.

Quais são segundo Platão os modos de conhecimento?

Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocinio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia.

Quais são as duas realidades apontadas pelo filósofo Platão *?

Com essa alegoria, Platão divide o mundo em duas realidades: o sensível, que é percebido pelos cinco sentidos, e o inteligível (o mundo das ideias), que se alcança apenas com a racionalidade, o pensamento puro, livre das 'trapaças' dos sentidos.