De acordo com o local da ocorrência, temos 3 tipos de digestão: Digestão intracelular: ocorre somente no interior da célula. ... Esse tipo de digestão é encontrado em protozoários e poríferos. Digestão extracelular e extracorporal: ocorre totalmente fora das células, em cavidades do organismo (tubo digestivo).
Um tubo oco que se estende da cavidade bucal até o ânus. Assim é o trato/aparelho gastrointestinal ou trato digestório. Formado por boca, faringe, esôfago, intestino delgado, intestino grosso e ânus, ele ainda possui órgãos acessórios, como: dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
As doenças gastrointestinais são aquelas que acometem órgãos do sistema digestivo (intestino, intestino grosso, intestino delgado, estômago, esófago, cólon, reto e ânus) e órgãos acessórios da digestão, como o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar.
Visão geral dos sintomas gastrointestinais
O intestino grosso faz parte do sistema digestório e é onde ocorre a última etapa do processo digestivo, a absorção da água e a formação da massa fecal.