Os primeiros socorros incluem:
Os socorristas devem cumprir as seguintes etapas nos primeiros socorros:
* não movimentar bruscamente a cabeça ou o pescoço da vítima; * não dar nada para a vítima ingerir, beber ou comer, pois estes podem ocasionar obstrução das vias aéreas da vítima; * caso a vítima esteja inconsciente, não a deixe sozinha, não a abandone; a omissão de socorro é crime.
O socorrista deve agir com bom senso, tolerância e calma. O primeiro atendimento mal sucedido pode levar vítimas de acidentes a seqüelas irreversíveis....
O Código de Trânsito Brasileiro confere ao condutor a responsabilidade pelo socorro às vítimas de acidente de trânsito. Qualquer pessoa pode prestar os primeiros socorros. O mais importante, no entanto, é acionar o atendimento especializado: Corpo de Bombeiros, Samu ou a autoridade policial local.
O suco de uva é um excelente remédio caseiro para prevenir o infarto e outras doenças do coração, pois é muito rico em Resveratrol, uma substância que ajuda a proteger o coração.
Pressão alta A pressão alta, também chamada de hipertensão arterial, pode favorecer o infarto por que devido ao aumento da pressão sanguínea dentro das artérias, o coração passa a trabalhar mais, engrossando a parede das artérias e, assim, dificultando a passagem de sangue.
Algumas opções de remédios caseiros para o coração são:
Três receitas para limpar as artérias Misture meia xícara de vinagre de maçã com um dente de alho picado até que esteja o mais homogêneo possível. Beba pela manhã em jejum e junto com um copo de água. Repita o processo durante uma semana inteira. Liquidifique três cenouras e duas maçãs.
Chá de cavalinha Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. Adicione as folhas de cavalinha numa xícara de água fervente, tape, deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, coe e beba a seguir.
A B1 protege o músculo cardíaco. Já a B3 ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, enquanto a B6 atua como protetora cardiovascular. Para finalizar, as vitaminas B9 e B12 auxiliam na remoção de moléculas presentes no sangue que causam danos às artérias.
Alimentos que fortalecem o coração
Qual o melhor exercício para o coração?
Para prevenção das doenças cardiovasculares, sem dúvida o exercício aeróbio de correr, nadar e pedalar supera o anaeróbio, produzindo elevação do colesterol bom (o HDL colesterol), melhorando os níveis de glicose em pessoas normais e principalmente nos diabéticos.
Quem tem problemas cardíacos pode praticar atividade física? A resposta é sim. Realizar exercícios também é recomendado para pacientes cardiopatas, inclusive a prática regular e adequada pode reduzir a mortalidade em até 30%.
Quem já foi vítima de acidentes cardíacos como o infarto também pode caminhar, desde que haja acompanhamento médico. “É importante que a pessoa faça exercícios supervisionados, porque isso melhora a função cardíaca, promovendo uma microcirculação no local que sofreu um infarto”, diz o cardiologista do Incor.