Liceu
Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
Para os quatro elementos do mundo sublunar o movimento natural seria retilíneo vertical: a terra e a água tenderiam naturalmente para baixo, enquanto o ar e o fogo tenderiam naturalmente para cima. Para os corpos celestes o movimento seria circular: a lua, os planetas o sol, girariam eternamente em torno da terra.
Aristóteles foi responsável pela sistematização do conhecimento e pela divisão dos campos de saber. As ciências são, pois, divididas em três grupos: as ciências poiéticas(produtivas ou criativas), as ciências práticas e as ciências teoréticas.
O nível de conhecimento sobre determinado assunto para a leitura e interpretação de algum texto. ... Saber sobre essa atribuição seria seu conhecimento humano sobreesse assunto.
Um “campo de saber” pode ser entendido como uma proposta curricular que esteja inserida no corpo de saberes de uma determinada área do conhecimento, ou como uma proposta interdisciplinar que utilize conhecimentos buscados em diferentes áreas mas que podem compor um conjunto articulado e sistemático para a formação ...
Os principais subcampos da filosofia acadêmica incluem a metafísica ("preocupa-se com a natureza fundamental da realidade e do ser"), epistemologia (sobre a "natureza e bases do conhecimento [e] ... seus limites e validade"), ética, estética, filosofia política, lógica e filosofia da ciência.
As áreas do conhecimento podem ser definidas como “conjunto de conhecimentos inter-relacionados, coletivamen- te construído, reunido segundo a natureza do objeto de in- vestigação com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas”(3).
As áreas do conhecimento podem ser definidas como "conjunto de conhecimentos inter-relacionados, coletivamente construído, reunido segundo a natureza do objeto de investigação com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas"(3).
Todas as ações de Extensão Universitária devem ser classificadas em Áreas do Conhecimento, tendo por base as definidas pelo CNPq: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia / Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes.
As 8 áreas do conhecimento
As quatro áreas de conhecimento do Enem são:
O método de ensino de cada escola pode variar quando se fala em matérias escolares, mas as principais matérias são divididas em ciências exatas e da natureza, ciências humanas, linguagens e educação física. Ciências exatas e da natureza: matemática, física, química e biologia.
O ensino superior possui uma divisão de áreas de formação, são elas: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Biológicas e de Saúde, sendo que todas funcionam como uma divisão na faculdade.
A formação é uma parte do currículo que engloba cursos de longa duração, ou seja, com carga horária a partir de 100 horas. Isso inclui pós-graduação (especialização, MBA, extensão, mestrado ou doutorado), graduação, ensino técnico, ensino médio e ensino fundamental, alinhados ao objetivo profissional.
São cursos de rápida duração que têm foco em uma área de atuação específica. Nessa modalidade, os pré-requisitos de escolaridade variam de acordo com o curso escolhido (vão desde ensino fundamental incompleto até o nível superior completo).
São as ciências que têm a Matemática, a Química e a Física como peças fundamentais dos seus estudos. Além das 3 áreas básicas e todas as suas subdivisões, tais como Física Quântica e Físico-Química, entre as ciências que também são consideradas exatas temos: Astronomia, Estatística, Ciência da Computação e Arquitetura.
Gosto de Ciências Exatas. Quais as opções de cursos?
As Ciências Exatas compreendem os estudos que têm como base os raciocínios lógicos e cálculos precisos. A base dessa área é a Matemática, a Física e a Química. Apesar de a maioria das pessoas terem a visão de que Exatas é uma ciência muito complexa e difícil, ela está muito presente no nosso cotidiano.
A área de humanas tem foco em estudar a sociedade, a cultura e as relações sociais. Ela olha o mundo com por um viés mais reflexivo. Já a área de exatas utiliza o raciocínio lógico para solucionar problemas e testar hipóteses, ou seja, ela vê o mundo com um olhar mais pragmático.
Humanas: Linguística, Artes Plásticas, Cinema, História, Direito, Relações Públicas, Ciências Sociais, Ciência Política, Comunicação Social, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Pedagogia, Teologia, Artes Cênicas.
Cinco dicas para estudar matérias de exatas
Geralmente, os alunos com essas características em História, Geografia e Línguas, por exemplo, têm maior afinidade com Humanas. Da mesma forma, aqueles que têm melhor desempenho com Matemática, Física e Química, estão mais atrelados à Exatas. Pode ocorrer, também, de uma pessoa ter um bom desempenho em ambas as áreas.
Se você tirar mais de 15 neste teste você é de humanas
O curso de Administração é Humanas ou Exatas?
Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais. Já as biológicas, estudam os seres vivos e sua origem, evolução, funcionamento e relação com o meio ambiente.