A hipótese precisa ser testada, ou seja, submetida a experimentos controlados e descritivos que comprovem a sua veracidade. Uma hipótese falsa é descartada e uma hipótese verdadeira pode ser utilizada para comprovar uma nova lei ou estudo. Exemplo: A luz presente durante o dia age promovendo o crescimento vegetal.
Se uma experiência é conduzida cuidadosamente, os resultados suportam ou refutam a hipótese. De acordo com algumas filosofias da ciência, um experimento nunca pode provar que a hipótese está correta, apenas pode apoiá-la, ou estabelecer relações relações causa/efeito entre fenômenos.
Não é algo mandatório, mas o comum é a seguinte ordem: observação, elaboração do problema, levantamento de hipóteses, experimentação, análise dos resultados e conclusão. ... Já na etapa da experimentação, é a hora de realizar experimentos que confirmem as hipóteses levantadas, com a união de teoria e prática.
O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a seqüência de procedimentos que constituirão a experiência.
Para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessário identificar as operações mentais e técnicas que possibilitam a sua verificação (GIL, 2008). ... Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que devemos empregar na investigação.
Fazem parte de um relato de experimento científico: a) Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo das observações, indicando sempre o momento da observação. f) Conclusão: deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento e em pesquisas bibliográficas.
A elaboração das hipóteses deve ser feita com muita cautela porque é por meio delas que a fase da experimentação será realizada, ou seja, elas serão o ponto de partida da experimentação. Nessa etapa, experimentos e pesquisas bibliográficas são realizados com base nas hipóteses levantadas.
O relatório científico é um documento usado muito frequentemente na ciência, para anotar procedimentos de experiências e pesquisas. Para este documento ser claro e objetivo ele deve atender a uma organização para que ele possa ser avaliado por outros pesquisadores.
Os relatórios de aula prática são essenciais para garantir um maior aprendizado e fixação do conteúdo adquirido nesse tipo de atividade. ... O que vemos, muitas vezes, é que os relatórios restringem-se à explicação da experiência realizada ou à descrição do que foi visto em sala.
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA/AULA PRÁTICA