Também temos outros significados dos Pontos Riscados, assim como descrevo abaixo:
Os Ponto riscado ou ponto cabalístico em religiões afro-brasileiras como o Candomblé, a Umbanda, a Quimbanda e a Quiumbanda é uma grafia sagrada que se refere à diagramas desenhados a mão como ângulos, retas, flechas, símbolos representativos, desenhos geométricos, pontos cardeais etc representando a assinatura do Guia ...
como uso? cada pemba tem um jeito de usar. normalmente, coloca-se um punhado na palma da mão e assopra-se para dentro de casa, enquanto se deseja de coração aberto tudo aquilo que se necessita.
UMA DAS FORMAS DE FAZER A PEMBA DE OXALÁ
Assim como a Defumação o Pó de Pemba também chamado de Pó de Oxalá é usado para a afastar os obsessores,e limpar o ambiente para os trabalhos de Umbanda. Nas tribos da Nigéria,Benin,Congo,Angola e outras é usada a pemba sob todos os pretextos. ...
Posto um pouco no pó de arroz e aplicado ao rosto atrai simpatias. Um signo de SALOMÃO feito com PEMBA, atras da porta atrai a felicidade. Um pedido escrito com a pemba é quase sempre atendido.
Material:
Função: Serve para execução de trabalhos específicos de magia e rituais. O Pó de Ouro é utilizado como ingrediente em inúmeros trabalhos, rituais e práticas das religiões Afro-brasileiras.
Efum (em iorubá: éfun) é uma cerimonia ritualística que consiste em pintar a cabeça raspada e o corpo de um iniciado, com círculos ou pontos, e com traços tribais, feitos com giz, também conhecido como pemba durante a iniciação. Na primeira saída (saída de Oxalá) do iniciado (Iaô), a pintura é toda branca.
A pemba rosa da conceituada casa CN é um objecto fulcral nos rituais africanos. Esta pemba rosa foi fabricada com pó extraído dos Montes Brancos Kabanda e água do Rio Divino U-Sil, sendo usado em rituais, cerimónias, festas reuniões ou actos solenes africanos.
O que significa ser "filho de pemba"? O termo pemba também é utilizado com relação à Lei Maior, ou seja os trabalhadores da Umbanda são filhos de pemba, ou seja, estão sobre a proteção da Lei Maior.