Chiavenato (2010) define que as competências individuais é a fusão do conhecimento, habilidade e atitude que podem ser definidas com o propósito de integrar e convergir em uma determinada tarefa.
A gestão por competência é um processo de RH comumente atribuída ao departamento de recursos humanos. Seu principal objetivo é identificar, analisar e gerenciar os colaboradores de acordo com o perfil profissional de cada um deles, destacando seus pontos fortes e seus pontos de melhoria.
A Gestão por Competências gera motivação da equipe e, com isso, aumento da produtividade da mesma. Empresas que buscam melhorar seus resultados colocam o desenvolvimento de seus colaboradores em primeiro plano.
As competências organizacionais essenciais, também chamadas de Core Competencies, são os fatores de diferenciação que tornam uma empresa única no mercado. Essas competências organizacionais precisam gerar valor para seus clientes, auxiliar a empresa a acessar diversos mercados e ser de difícil imitação.
O Decreto Federal nº 5.
A Gestão de Pessoas trabalha os objetivos organizacionais, contextualizando as pessoas como seres humanos, através de seus talentos, desempenho, competência e motivação. Esse moderno conceito vê as pessoas como ativadores de outros recursos tais como financeiros, tecnológicos, mercadológicos e produtivos.
A gestão de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos servidores e colaboradores, refletindo em uma humanização nos setores da organização. No setor público, as contratações geralmente acontecem mediante a realização e aprovação do candidato em concurso público.
Para a organização é importante definir quais são as competências que deseja que as pessoas de sua equipe possuam para desempenhar determinada função. Ainda, com relação ao colaborador é importante que ele realize uma avaliação com relação às competências que tem e as que não tem.
Presidentes e gestores têm papel fundamental na atração, retenção e na administração de pessoas; a área de RH é estratégica e atua como parceiro de negócios. Os responsáveis pela gestão de pessoas numa organização são os gestores, e não a área de RH. ...
A Gestão do Talento Humano se baseia em alguns aspectos fundamentais: