A fórmula de Bhaskara é um método resolutivo para equações do segundo grau cujo nome homenageia o grande matemático indiano que a demonstrou. Essa fórmula nada mais é do que um método para encontrar as raízes reais de uma equação do segundo grau fazendo uso apenas de seus coeficientes.
Foi chefe do observatório astronômico de Ujjain, escola de matemática muito bem reconhecida. Bhaskara foi especialista em estudos sobre álgebra, o que levou a aprofundar suas pesquisas sobre as equações e sistemas numéricos. Bhaskara escreveu três obras fundamentais: “Lilavati”, “Bijaganita” e "Siddhantasiromani".
Bijjaragi, Índia
Bhaskara Akaria, também conhecido como Bhaskaracharya, nasceu na cidade de Vijayapura, na Índia, em 1114, e viveu até meados de 1185.
A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0. ... Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0.
Dados dois conjuntos A e B, uma relação de A em B é um conjunto de pares ordenados (x ; y) onde x A e y B. ... Uma relação f de A em B é chamada de função de A em B se, e somente se forem satisfeitas as condições: 1ª) Todos os elementos de A possuem imagem; 2ª) Cada elemento de A tem uma única imagem.
Um conjunto de pares ordenados de números reais chama-se de relação. ... Na solução acima temos 6 pares ordenados, cada par ordenado é formado por dois números. O conjunto dos primeiros números dos pares ordenados de uma relação chamamos de DOMÍNIO da relação.
Uma relação forte, estável e saudável precisa sempre de amor....
Para saber se uma função é polinomial do primeiro grau, devemos observar o maior grau da variável x (termo desconhecido), que sempre deve ser igual a 1. Nessa função, o gráfico é uma reta. Além disso, ela possui: domínio x, imagem f(x) e coeficientes a e b.