A soja é uma cultura de grande importância econômica para o Brasil, sendo a principal cultura do agronegócio brasileiro. Ela é uma planta originária da região denominada Manchúria, que fica no nordeste da China. ... A primeira referência sobre soja no Brasil data de 1882, na Bahia, em relato de Gustavo D'utra.
A soja é o principal produto da pauta de exportação brasileira. Nos últimos 40 anos, a produção de soja se multiplicou mais de quatro vezes, saindo de 26 milhões de toneladas para as 120 milhões de toneladas da última safra, transformando o país se tornar no maior exportador mundial do grão.
Mas o grão tem inúmeros outros usos. Além do grão como alimento funcional, a soja é utilizada para a produção de produtos como chocolate, temperos prontos e massas. Derivados de carne também costumam conter soja em sua composição, assim como misturas para bebidas, papinhas para bebês e muitos alimentos dietéticos.
Devido às suas diversas propriedades, a soja traz diversos benefícios para saúde como:
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por sua vez, não apenas libera o consumo da soja transgênica, bem como recomenda o consumo de 25 gramas do alimento por dia, por adulto (ou o equivalente a 5 copos de leite de soja).
Por isso, para quem gosta de soja, não há nenhuma contraindicação de consumi-la todos os dias, principalmente no caso de dietas veganas e vegetarianas. “Sempre falo que não existe uma regra para todos os alimentos. Então, ela pode ser ingerida todos os dias, só depende da maneira como você a consome.
Se for considerar a soja como alimento, ela até tem um composto de proteína bom. Isolando apenas a proteína da soja, é uma das proteínas mais completas, mas apenas isolada, o resto não serve para a gente! Tomar um shake de proteína isolada de soja, não é problema. Mas comer a soja é muito ruim.
"Ela pode ser ingerida crua, em patês, saladas, sopas ou cozida como o feijão. Aqui no Brasil, é mais comum encontrar a soja preta em forma de farinha, que não perde nenhuma das propriedades benéficas ditas acima", esclarece.
Além de suas propriedades antioxidantes, de reduzir o risco de doenças cardíacas e de prevenir o câncer, a soja tem a capacidade de reduzir o colesterol, segundo um estudo publicado hoje.
Sim, sem hidratar! Mexa ela um pouco com o alho e a cebola douradinhos, em seguida jogue o Molho Shoyo. Deixe a soja absorver o molho, e em seguida jogue a meia xícara de água.
Confira alguns dos principais benefícios do consumo da PTS:
A PTS ajuda a prevenir doenças como câncer e diabetes Além disso, os peptídeos bioativos liberados após a digestão ou fermentação da soja atuam reduzindo o risco de doenças crônicas. Como melhoram a sensibilidade à insulina, ajudam a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
Hidratação da soja Esse processo serve para o tipo texturizada ou em pedaços. A cada 1 xícara de chá de proteína vegetal seca, use 2 xícaras de chá para a hidratação. Numa tigela, cubra a proteína vegetal com água quente e acrescente suco de pelo menos meio limão, deixe agir por 30 minutos.
Esses dois aminoácidos apresentam níveis baixos de concentração, tanto nos grãos quanto nos derivados. A maioria das cultivares de soja apresenta um teor médio de proteína entre 36% e 40%, podendo atingir teores superiores a 45%, no caso de cultivares especiais.
Os supostos culpados seriam os fitoestrógenos presentes na soja, substâncias estas que são muito semelhantes estruturalmente ao estrógeno, uma classe dos principais hormônios sexuais femininos. No caso da soja, os fitoestrógenos predominantes fazem parte do grupo das isoflavonas.
Vários estudos demonstraram que homens e crianças podem consumir a soja ou derivados sem receio. Nos homens, não se constataram quaisquer alterações na fertilidade ou na produção de hormônios masculinos.
Os componentes da lecitina de soja na menopausa tem os seguintes benefícios:
As isoflavonas presentes em alta concentração na proteína de soja representam uma alternativa promissora na prevenção e no tratamento de muitas doenças, incluindo câncer, sintomas da menopausa, doenças cardiovasculares e osteoporose.
A proteína Isolada de soja é uma ótima opção para uma alimentação natural e saudável. Modo de Preparo: Tomar duas colheres de sopa (10g) de Proteína Isolada de Soja, diluído em leite, suco ou vitamina de frutas, duas vezes ao dia.
A proteína de soja pode ser administrada nos demais horários do dia, como fonte de proteínas dos lanches e ceia e, até mesmo, pré-treino, junto com alguma fonte de carboidrato. A velocidade de absorção é mais lenta que a Whey Protein e mais rápida que a caseína.
Proteína de arroz Assim como as proteínas de soja e ervilha, a proteína isolada de arroz não tem glúten e pode ser consumida por pessoas intolerantes à lactose. Entre as receitas possíveis, estão shakes, sucos e panquecas.
O Whey Protein, um dos suplementos mais usados por quem faz musculação, pode ser substituído por ricota light.
Os 10 alimentos que substituem o whey protein
A soja, por exemplo, é o campeão dentre os alimentos que podem substituir o Whey. Cerca de 100 gramas da soja em grãos fornecem 36 gramas de proteína, uma quantidade maior do que muitas marcas prometem. O alimento pode ser ingerido com saladas ou carnes.