Iara significa “aquela que mora nas águas”, uma sereia de beleza encantadora, cabelos longos, pretos e olhos castanhos.
saci-pererê
È um menino negro e muito levado, que tem uma perna só, fuma cachimbo e usa um gorro vermelho que tem poderes mágicos. Costuma ter três dedos nas mãos que são furadas. O Saci adora fazer travessuras, como queimar a comida, espantar o gado, assustar viajantes solitários e dar nós nas crinas dos cavalos.
A Epopeia de Gilgamesh e o dilúvio. Uma das lendas mais fantásticas dos povos sumérios e que mostram a riqueza de sua literatura foi a Epopeia de Gilgamesh. Possivelmente a obra literária mais antiga já produzida pelos seres humanos, ela é composta por doze cantos com cerca de 300 versos cada um.
Apesar de possuir baixa estatura, a lenda diz que a caipora é detentora de uma força imensa. Ela ataca e agride os caçadores com muita crueldade e maldade. Muitas vezes, chega a matar quem se aproxima da floresta com más intenções. Caipora tem origem da palavra tupi-guarani “caapora” que quer dizer “habitante do mato”.
O CURUPIRA. O curupira é considerado um ser mitológico presente nas florestas amazônicas. Segundo relatos e crenças populares, ele possui os calcanhares voltados para frente e os dedos dos pés para trás.