[Pejorativo] Camada desfavorecida de uma sociedade; pessoas desprezíveis ou irrelevantes: escória da sociedade. [Figurado] O que é irrelevante; insignificante: escória da literatura. [Figurado] Algo ou alguém indigno, reles ou vil: escória de pessoa.
Escória é um termo pejorativo usado para se referir a camada socialmente desfavorecida da sociedade. Em suma, consiste nas pessoas consideradas desprezíveis, inferiores e irrelevantes dentro de um grupo social.
Camada desfavorecida, excluída de. O político acredita que presidiários são a escória da sociedade.
A escória é o subproduto da fundição de minério para purificar metais. Pode ser considerada uma mistura de óxidos metálicos mas também podem conter sulfitos metálicos e átomos de metais na sua forma elementar. As escórias são geralmente usadas como uma maneira de remover impurezas na fundição de metal.
A escória líquida flutua em direção à superfície da poça de fusão, onde protege o metal de solda da atmosfera durante a solidificação. Outras funções do revestimento são proporcionar estabilidade ao arco e controlar a forma do cordão de solda.
O Eletrodo Revestido E7018 2,50 mm rutílico com revestimento dimensionado para gerar uma escória fina e de fácil destacamento. Permite a soldagem em todas as posições e principalmente na vertical descendente.
As funções do revestimento são: Proteção do metal de solda – a função mais importante do revestimento é proteger o metal de solda do oxigênio e do nitrogênio. Isso ocorre quando este está sendo transferido através do arco, e enquanto está no estado líquido.
A goivagem ou abertura de sulcos é uma das variações das operações possíveis com equipamentos de oxicorte. Ela consiste na utilização de um bico de corte construído com um geometria angular para permitir a aplicação de um jato de corte tangencialmente á superfície da chapa ou cordão de solda.
Aplicação da goivagem a plasma Existem, basicamente, duas situações em que se aplica a goivagem a plasma, que são: – Na abertura de sucos em placas, posteriormente a soldagem; – E para a remoção de cordões de solda ou parte deles após a constatação de desses defeitos na soldagem.
Segure a tocha entre um 45˚ - 60˚ de ângulo de trabalho, de modo que o eletrodo se incline para trás a partir da direção de deslocamento. O jato de ar entre o eletrodo e a peça expulse o metal líquido, proporcionando a força para remover todo o metal fundido a partir do chanfro.
O processo de corte por eletrodo de grafite utiliza uma tocha especial muito semelhante ao alicate do processo eletrodo revestido, adaptado com um orifício que direciona um jato de ar comprimido para a expulsão do metal líquido proveniente da poça de fusão formada pelo arco elétrico entre eletrodo e peça.
O Eletrodo de carvão, popularmente chamado de Eletrodo de grafite, é utilizado principalmente para remoção de cordões de soldas realizados com imperfeição, processo conhecido também como Goivagem.
Pode ser aplicado em todos materiais metálicos, porém, não é recomendado para os metais nobres pois, pode haver contaminação com ferro. Pode ser utilizado em todas as posições, porém, a mais recomendada é a vertical descendente. O eletrodo deve ser utilizado com uma inclinação de 15° a 25° em relação à peça.
Modo de aplicar: Quando se trabalha em corrente contínua, a peça deverá ser ligada ao polo negativo e o eletrodo ao polo positivo, pois desse modo evita-se o super aquecimento da peça.
É realizada com um arco elétrico que é formado pelo contato do eletrodo com a peça a ser soldada e que funde ambos ao mesmo tempo. O eletrodo vai sendo gasto à medida que se forma o cordão de solda e o processo é protegido do ar atmosférico pelos gases (O2 e N2) de combustão do revestimento e por uma escória.
Veja todas as parcelas
Para dessoldar componentes você precisará das seguintes ferramentas:
Para evitar isso, sempre cubra toda ponta com estanho antes de guardar o ferro de solda, formando uma camada protetora contra oxidação. Se ponta do seu ferro estiver enferrujada, considere trocar ela o quanto antes.
E ai, conseguiu entender os pequenos detalhes da ponta de solda? Mantenha uma temperatura de no máximo 370°C, estanhe sempre a ponta, limpe com esponja metálica e adeque o seu tempo de uso. Com certeza, realizando todos esses processos, a sua ponta vai ter um aumento considerável na sua vida útil.
Nunca se deve lixar ou limar a ponta do ferro de solda! A limpeza do ferro pode ser feita com uma esponja comum, que utilizamos na cozinha de casa, ou uma esponja de aço específica para limpeza de aço inox.
Os problemas de usar ferros de solda com pontas maciças de ferro é que pode danificar determinados componentes que se deseja soldar, danificação mais rápida da ponta se não tiver manutenções e etc.
Apesar da solda ser livre de chumbo, ela apresenta uma desvantagem: a temperatura de fusão é mais elevada. Enquanto na solda com chumbo a temperatura é inferior, devido a presença do chumbo. O custo também não é muito agradável, porém apresenta inúmeras vantagens e ajuda a diminuir os problemas de saúde.