O principal objetivo da margem de segurança é mostrar para o empreendedor ou gestor do negócio, qual produto / serviço que está gerando lucro para o negócio e qual é o percentual que poderá reduzir em produção ou em faturamento, caso seja necessário, para focar em desenvolvimento em outros produtos ou serviços.
Margem de Segurança = ((valor intrínseco / preço da ação) – 1) x 100. Nesse caso, você terá que calcular o valor intrínseco, ou preço justo, de uma empresa, para isso terá que usar técnicas de valuation.
Já a Margem de segurança nada mais é do que todo o faturamento em quantidade ou valor que pode vir a ultrapassar o faturamento no ponto de equilíbrio, isso tende a significar dizer que toda vez que existir margem de segurança, teremos um resultado positivo do lucro.
Margem de Segurança é todo o Faturamento (quantidade ou valor) que ultrapassar o Faturamento (quantidade ou valor) no Ponto de Equilíbrio, isso significa dizer que toda vez que tivermos Margem de Segurança, teremos como Resultado um Lucro, ou seja, um Resultado acima do Ponto de Equilíbrio.
O índice de margem de segurança pode ser multiplicado à receita para se descobrir a possibilidade de redução de receita até o lucro zero (16,7% vezes 300.
O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio. É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos; que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.
O que é ponto de equilíbrio? No ponto de equilíbrio, também chamado de break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, o lucro da empresa é zero, ou seja, é quando os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas fixas e variáveis, mas ainda não sobra nada para o empresário e seus sócios.
O Ponto de Equilíbrio (PE ou Break Even Point, em inglês) é o ponto de igualdade financeira entre as despesas e as receitas totais em um mesmo período. Por meio dele, você saberá qual deve ser seu faturamento mínimo mensal para cobrir seus gastos fixos e variáveis.
No entanto, se as suas vendas registrarem valores abaixo do ponto de equilíbrio, isto é, se sofrem uma quebra, incorrerá em perdas. A estimativa do ponto de equilíbrio permite que a empresa, ainda antes de iniciar as suas operações, saiba que nível de vendas irá precisar para recuperar o dinheiro investido.
Calculando o ponto de equilíbrio Para fazer a análise do ponto de equilíbrio é necessário, antes de tudo, conhecer o valor desse ponto. O cálculo do ponto de equilíbrio pode ser obtido por meio da seguinte fórmula: Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / Receita – Custo Variável) x 100.
Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico O resultado é a receita necessária para igualar os gastos. Há duas variações do ponto de equilíbrio contábil. No ponto de equilíbrio financeiro, a única diferença é que são excluídos dos custos fixos a depreciação dos ativos e outras despesas não desembolsáveis.
Ponto de equilíbrio econômico = custos e despesas fixas + custo de oportunidade/margem de contribuição; Ponto de equilíbrio econômico = (R$ 5.
A melhor forma de expressá-lo seria pela receita total de vendas. Em outras palavras, se uma empresa opera com diferentes produtos, a melhor forma de expressar o ponto de equilíbrio seria pela divisão dos gastos fixos por uma margem de contribuição média.
Para saber se a jornada de trabalho semanal (que geralmente é de 44 horas), foi cumprida, basta somar todos os saldos dos dias da semana. Com essa soma, é possível saber se foram feitas horas a mais ou a menos, com o resultado é só lançar na folha de pagamento como desconto, hora extra ou banco de horas.
Para fazer o apontamento do cartão manual, um funcionário da área administrativa/RH precisa conferir o cartão de ponto manual de cada colaborador, contabilizando as horas trabalhadas e observando as possíveis ocorrências. Em caso de faltas e atrasos, por exemplo, os descontos deverão ser calculados neste momento.
Está totalizando em 8 minutos de atraso (dentro dos 10 minutos diários). Porém, se ele atrasar 5 minutos na entrada e mais 5 minutos na saída para o intervalo intrajornada, qualquer minuto que atrasar daí para frente (no mesmo dia), será descontado, pois excederá o limite de 10 minutos diários. Totaliza em 44 semanais.
4 passos para calcular a folha de ponto
Vamos começar a calcular nossa folha de ponto no Excel criando a fórmula para calcular as horas trabalhadas no dia. Para isso, basta utilizar uma subtração entre o horário de saída com o de entrada: (saída-entrada). Neste caso: =C4-B4.
O artigo 459, do Decreto-Lei nº 5.
No fechamento do mês, a folha de ponto deve ser assinada pelo funcionário....As informações que a folha de ponto deve ter são:
O artigo n° 74 da CLT determina que todo estabelecimento que conta com 20 ou mais funcionários deve realizar o controle de ponto. Essa lei também determina que a marcação pode ser feita de 3 formas diferentes. ... Por isso, a lei tem o amparo de duas portarias expedidas pelo ministério do trabalho, a 1510 e a 373.
O ideal a ser feito é solicitar que o empregado preencha toda folha de ponto daquele período sem nenhum tipo de rasura ou uso de corretivo, para evitar que o documento seja considerado nulo pelos fiscais do Ministério do Trabalho e a empresa ter que pagar horas extras de todo o tempo retroativo.
O livro de ponto funciona de forma simples. Basta que, ao chegar à sede da empresa, o colaborador faça a sua anotação, manualmente, registrando a sua entrada. O colaborador também deve anotar sua saída e retorno do almoço, além de inserir seu horário de saída, ao terminar suas atividades.
O empregado deve preencher linha por linha do cartão. Cada linha refere-se a um dia de trabalho. Caso haja preenchimento incorreto, o empregador deverá registrar no campo da observação a correção a ser feita e não utilizar corretivos ou borracha. A rasura no cartão ponto é considerada falta grave e passível de punição.
Por isso, é um ato personalíssimo (assinatura, rubrica, digital...) que deverá sempre ter a anuência do funcionário. Se outro for o meio de controle de ponto, ainda assim deverá o funcionário rubricar ou assinar para demonstrar que as informações estão corretas.
O atestado de meio dia deverá ser assinado e datado pela chefia imediata do servidor e grampeado junto à folha de ponto. Não é possível fazer o lançamento de atestados de meio dia no sistema SIAPE, por esta razão o registro desse tipo de atestado deverá ser feito somente na folha de ponto do servidor.
O Excel permite criar uma planilha para inserir as horas trabalhadas e fazer controle de ponto. Para isso, basta registrar o horário de chegada, almoço, retorno e saída da empresa. Nos cálculos, também é possível descobrir se a pessoa está fazendo hora extra ou devendo horas, para contar folgas ou faltas.
Cartões de ponto, Validade, a ausência de assinatura da empregada não invalida os controles de ponto, os quais continuam aptos a provar a jornada realizada, inexiste obrigação legal para que o empregado assine os controles de frequência.
Por isso, a empresa deve fazer uma boa comunicação e mostrar para os colaboradores que bater ponto é uma coisa positiva e não apenas uma obrigação. Mostrar que registrar o ponto corretamente evita que ele seja descontado, além de garantir pagamento correto por sua jornada de trabalho realizada.
Conforme a lei é dispensado o controle de jornada de trabalho do empregado quando: