1. Vergonha; escândalo, desonra, afronta.
«Tão... como» e «tão... quanto» são estruturas sinónimas usadas na formação do comparativo de igualdade, em que se antepõe «o advérbio tão e se pospõe a conjunção1 como ou quanto ao adjetivo» (Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2001, p.
Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. ... Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta. E mais difícil se torna a sua comunicação com as pessoas em volta. Você olha as placas, mas não entende nada. Procura uma lista telefônica e entende menos ainda.
(1) «Quanto mais estudas, mais longe chegas.» Dado que neste tipo de construção a oração subordinada é colocada antes da oração subordinante («mais longe chegas»), é de regra colocar-se uma vírgula a separar as duas orações.
Há duas opções corretas, com quando e com tanto (daí o cruzamento que leva a “quanto”): quando mais não seja e tanto mais não seja. Essa locução tem valor condicional ou concessivo. Vale aproximadamente por se não for (para) outra coisa, nem que seja (no passado: nem que fosse).
6 sinônimos de quanto ao mais para 1 sentido da expressão quanto ao mais: Indica as restantes coisas: 1 no mais, além disso, de resto, no restante, no resto, nas restantes coisas.
Nas orações coordenadas sindéticas conclusivas, adversativas e explicativas, a vírgula precede a conjunção. Quando a oração subordinada estiver antes da oração principal, o uso da vírgula é obrigatório. As orações subordinadas adjetivas explicativas são separadas por vírgula.
* Não é obrigatório, mas é recomendável que se use a vírgula entre as subordinadas adverbiais e a oração principal. Exemplo: Como chovia muito naquele instante|, resolvemos não prosseguir. * Caso a oração subordinada venha depois da principal, o uso da vírgula é dispensável.
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
A vírgula e ponto final indicam uma pausa. Ponto final = Pausa maior, fim de uma ideia. Vírgula = Pausa menor, continuação de uma ideia.
O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.