Adotar estratégias contínuas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é uma ótima ideia para fortalecer seu capital humano, seja considerando os aspectos técnicos ou comportamentais dos profissionais que influenciam sim em seu trabalho e, consequentemente, o desempenho da empresa.
Como uma empresa pode potencializar seu capital intelectual?
E mais uma vez, podemos perceber que o capital intelectual é a verdadeira vantagem competitiva das empresas. Clientes felizes, que participam de experiências inesquecíveis junto a uma marca, geram maior valor para a empresa, tanto no aumento do ticket médio quanto na atração de novos clientes por meio de recomendações.
Como investir no capital intelectual?
Ele é composto pelo somatório do Capital Interno (conjunto de conceitos, modelos, processos, sistemas administrativos e informacionais criados pelas pessoas e utilizados pelas organizações), Capital Externo (conjunto das relações com clientes, fornecedores, stakeholders, marcas, imagem e reputação) e Capital Humano ( ...
Stewart diz que “o capital intelectual pode ser dividido em três grandes capitais. O capital humano, o capital estrutural e o capital do cliente. Todos são intangíveis, mas descrevem coisas tangíveis para os executivos. É o intercâmbio entre eles que cria o Capital Intelectual.”
É a capacidade intelectual coletiva ou o conhecimento compartilhado de uma força de trabalho que pode ser utilizado para criar valor. O capital intelectual é um ativo, e nisso não difere dos outros recursos à produção, porém está dotado de intangibilidade.
Para Stewart (1998), o capital intelectual é a soma do conhecimento de todos numa empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva e constitui a matéria intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência – que pode ser utilizada para gerar riqueza.
A aplicação do capital intelectual vem impactando, sobremaneira, o valor das organizações, pois a materialização da utilização desse recurso, mais as tecnologias disponíveis e empregadas para atuar num ambiente globalizado, produzam benefícios intangíveis que agregam valor às organizações.
As empresasestão investindo no capital intelectual para aumentarem a sua vantagem competitiva, criatividade e inovação através de idéias, sendo que as idéias provém do conhecimento e o conhecimento está nacabeça das pessoas.
a) Capital físico - o capital como itens físicos, ferramentas, máquinas, computadores, construções e veículos que são usados no processo de produção ou de prestação de serviços. b) Capital intelectual - é o capital do conhecimento, o qual leva a certas vantagens competitivas por ser o capital de estratégias.
Como a Gestão do Capital Intelectual pode ser estratégica e contribuir nesse processo? Justifique sua resposta. ... É responsável pelo processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que vai ocupar.
RESUMO O capital intelectual é percebido como um recurso estratégico dentro das empresas, pois sugere-se que é capaz de influenciar a capacidade de inovar. ... Palavras-chave: capital intelectual, capacidade de inovação, empresas inovadoras, empresas incubadas.
A Gestão de Pessoas trabalha a capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários de uma empresa. Esta área, por excelência, tem a função de humanizar os processos organizacionais, bem como as empresas de maneira geral.
O treinamento foca em questões específicas da função que o colaborador exerce dentro da organização, dando atenção ao presente. Já o desenvolvimento é a longo prazo, uma construção baseada no futuro. ... Por esse motivo, a diferença entre treinamento e desenvolvimento é tão clara quando o assunto é o tempo.