Assim, os laços familiares, que são os primeiros vínculos emocionais que criamos em nossa existência, servem justamente para nos dar a força necessária para seguirmos em frente, não só diante dos desafios e adversidades, mas também diante de nossas maiores alegrias.
A manutenção da proximidade com um adulto preferido por um animal imaturo é a regra geral, o que sugere que tal comportamento possui valor de sobrevivência. Assim, a função do comportamento de apego é a proteção, principalmente contra predadores.
O relacionamento familiar é um aspecto básico das nossas vidas. Saiba como se comunicar uns com os outros de forma mais positiva. Uma família é herdada e não se pode escolhê-la. Para muitos, o relacionamento familiar é um problema e fonte de conflitos, mas, para outros, trata-se de uma fonte de grande felicidade.
Dentre as diversas disciplinas que estudam o tema, a Psicologia entende a família como um conjunto de relações caracterizadas por influência recíproca, direta, intensa e duradoura entre seus membros (DE ANTONI, 2005).
Quais laços formam uma família? ... Uma família é formada não apenas pela relação de sangue que os membros têm, mas sim pelos laços de amor, carinho que se estabelece entre eles.
Pessoas que têm relação de parentesco: 1 familiares, parentes, parentada, parentela, casa. Grupo com características comuns: 2 categoria, espécie, grupo, gênero, tipo, conjunto, série, qualidade, variedade, agrupamento.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 2 ant Indivíduo que gerou outro; o genitor; o pai. 3 Reg ( AM, PA ) , coloq Forma comum de chamamento ou tratamento equivalente a amigo, companheiro.
A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.
Participação dos pais é essencial para o desenvolvimento escolar da criança. ... O papel principal dos pais na educação é proporcionar espaço para que essa aconteça, ou seja, permitindo que ocorra e seja presente no contexto familiar, escolar ou qualquer outro onde haja interação social.