Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.
[se emprega vírgula] para separar orações coordenativas alternativas (ou, quer, etc), quando proferidas com pausa: Ele sairá daqui logo, ou eu me desligarei do grupo. ... Se denota equivalência, não se separa por vírgula o ou posto entre dois termos: Solteiro ou solitário se prende ao mesmo termo latino.
Existem, assim, diversos tipos de adjuntos adverbiais.
Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: ... As (artigo), melhores (adjetivo) são os adjuntos adnominais do substantivo receita.
Distinção entre adjunto adnominal e complemento nominal Assim, fica claro que o termo ligado por preposição a um adjetivo ou a um advérbio só pode ser complemento nominal. Quando não houver preposição ligando os termos, será um adjunto adnominal.
João é um menino alegre. A palavra “alegre” é um adjunto adnominal, pois está caracterizando; explicando o substantivo “menino”. Um adjunto adverbial, por sua vez, tem a função de modificar verbos, adjetivos e advérbios; ele não exerce qualquer alteração em substantivos.
O adjunto adnominal é o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos....Exemplos de adjunto adnominal
Dependendo do uso, eles são classificados em diversos tipos:
Assim, é chamado de adjunto adverbial o termo acessório da oração que possui valor adverbial e indica alguma circunstância do fato expresso pelo verbo, ou intensifica o sentido dele, de um adjetivo ou de um advérbio.
O adjunto adverbial pode modificar ou intensificar o sentido de um adjetivo, verbo ou advérbio. O adjunto adverbial indica uma circunstância e é associado ao verbo, ao adjetivo ou ao advérbio. É responsável por modificar ou intensificar o sentido de um adjetivo, advérbio e do verbo.
O adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,... Adjunto adverbial indicando lugar: Eu estudei na sala. Adjunto adverbial indicando tempo: Eu estudei ontem.
Ela era todo vaidade . Em todos os casos , o advérbio exerce unicamente a função de adjunto adverbial , embora este nem sempre seja representado por advérbio ou locução adverbial. ... Não se deve confundir adjunto adverbial com advérbio: advérbio é a classe gramatical; adjunto adverbial é a função sintática.
Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar.
Significado de Sintático adjetivo Relacionado com a sintaxe, com a parte da gramática que se dedica ao estudo das palavras enquanto constituintes de uma frase. Em conformidade com as regras da sintaxe: o texto não possui correção ou perfeição sintática.
Na função sintática, os verbos são divididos na transitividade. Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento para terem um sentido profundo. Um Livro = Um - Artigo (na classe gramatical). Na função sintática, se estivesse no SUJEITO, seria ADJUNTO ADVERBIAL.
Função: Parte de um programa ou classe que retorna um valor (da definição de Delphi/Pascal/Visual Basic/Visual Basic . NET); Método: Procedimento ou função pertencente a uma classe (várias linguagens de programação definem desta forma, por exemplo, c++, c#, java, etc.).