Não é possível burlar o exame toxicológico, devido ao fato de ser justamente um dos métodos mais seguros para detectar drogas consumidas em um período de 90 à 180 dias, dependendo do tipo de coleta (cabelos ou pelos).
Caso o exame toxicológico indique positivo, o motorista fica impedido de obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E. Nessa situação, o procedimento é aguardar o prazo de 90 dias (3 meses), para realizar um novo teste.
A situação muda se o resultado positivo aparecer no exame na renovação da habilitação. “Nesse caso, o trabalhador ficará sem a CNH e o empregador pode demiti-lo por justa causa, por falta de habilitação legal para exercer seu trabalho, como acontece com o trabalhador que perde a habilitação por excesso de multas.”
Outra orientação encontrada para burlar exame toxicológico é o fato de utilizar shampoos de limpeza profunda, visando eliminar a presença de tóxicos nos fios.
Sua duração no corpo varia muito de acordo com a frequência do uso. Porém, pelo sangue é possível identificar a presença do crack com a mesma janela de detecção das anfetaminas, em média até 3 dias.