23 de setembro de 63 a.C. Augusto (em latim: Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus; Roma, 23 de setembro de 63 a.C. – Nuvlana, 19 de agosto de 14) foi o fundador do Império Romano e seu primeiro imperador, governando de 27 a.C. até sua morte em 14 d.C..
Como todo mundo gostava dele, foi eleito a consul senior da Republica Romana. Assim, participou de varias guerras e criou ainda mais leis para que seu pode aumentasse. Depois, recebeu poderes procunsulares para governar as provincias de Galia e Iliria por 5 anos.
Genghis Khan
Generais romanos
Espártaco
Magno Máximo (em latim: Flavius Magnus Maximus Augustus), conhecido também como Maximiano (em latim: Maximianus; em galês: Macsen Wledig), foi um usurpador e imperador romano entre 383 e 388. ... Em 387, numa tentativa de ampliar seu reino, Máximo invadiu a Itália e acabou derrotado por Teodósio na Batalha do Sava em 388.
1. Augusta Legion. Também conhecido pelo nome de Legio II Augusta, pode-se facilmente concluir que esta famosa legião obteve seu cognome do lendário imperador da Roma imperial, o próprio Augusto.
A Legião Romana (do Latim legio) era a maior unidade militar do exército romano, contando com mais de 3 000 homens (os legionários) em suas fileiras no início da Era Republicana, chegando posteriormente a ter mais de 5 200 soldados no período do Império, consistido de centúrias como a unidade básica.
A unidade básica do Exército da Roma antiga era uma força armada com 6 mil homens, que se destacava pelos movimentos rápidos e flexíveis. A maior arma dessa força armada era a quantidade de integrantes: uma legião podia ser formada por até 6 mil homens!
O exército romano era constituído por legiões, formadas por efetivos de cerca de 5 a 6 mil homens. Havia ainda uma cavalaria de cerca de 120 cavaleiros e uma forte artilharia composta de balistas, bestas e onagros, armas de guerra que serviam para arremessar pedras, flechas e dardos.
A altura ideal de um recruta para infantaria, ou cavalaria, variou entre 1,72 e 1,77 metros de altura, embora não eram rejeitados aqueles mais baixos, mas tinham que ser fortemente constituídos. No final do Império a exigência de altura caiu para 1,65.
Também chamado de miles ("soldado") ou legionários em latim, o legionário romano era, normalmente, um cidadão romano de 17 a 46 anos de idade. Um soldado era alistado numa legião para um tempo de serviço de 25 anos, uma mudança na prática anterior de alistamento para apenas uma campanha (batalha).
O sustentáculo fundamental da força militar romana se concentrava nas chamadas legiões. Cada uma delas era integrada por seiscentos homens, sendo uma metade formada por cavaleiros romanos e os demais trezentos soldados de algum outro povo aliado.
A primeira dessas unidades teve a sua base em Roma, e foi conhecida como guarda pretoriana. ... Enquanto as legiões republicanas foram recrutadas mediante levas sobre os cidadãos romanos aptos para a escolha, as legiões imperiais foram recrutadas somente com voluntários.
Os romanos basicamente lutavam em três linhas de manipulares, sempre com espaços abertos entre cada bloco de soldados e entre cada fila de blocos. ... A última linha de blocos de soldados era dos Triarii, os verdadeiros veteranos de guerra, eram lanceiros e ainda lutavam com suas falanges.
As roupas mais usadas pelos romanos eram as togas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga. Em Roma vestia-se uma túnica por baixo e a toga por cima. ... Escravos, plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica sobre o corpo.
Tipos de gladiador. Durante os tempos da república, a maioria dos gladiadores usavam armaduras semelhantes às do exército, ou seja, Lorica Hamata (malha) ou Lorica Squamata (escamas), e não havia grande variedade de combatentes.
Gandolas. É o nome da peça de vestuário de uniforme (farda) militar utilizada na parte superior do corpo, ela também é conhecida como blusa de combate ou bata. Muitos militares utilizam essa vestimenta em seu a dia a dia.
Água quente Os romanos tinham um sistema próprio para esquentar a água e distribuir o calor para as várias salas e piscinas. Chamado hipocausto, o método consistia em uma fornalha que esquentava o ar e o espalhava pelos espaços ocos das paredes e subsolos.
“A propagação do conhecimento romano – a água limpa e fresca dos aquedutos, o aquecimento debaixo do chão das casas, os banhos públicos para as pessoas se lavarem, as casas de banho com descarga, os sistemas de escoamento e esgotos – poderia, em teoria, ter melhorado a saúde dos habitantes.”
Os participantes dos jogos costumavam passar óleo pelo corpo, o que tornava o banho imprescindível. Em alguns casos, as casas de banho eram abastecidas por fontes naturais de água quente, as chamadas "termas", permitindo aos atletas se livrarem da maior parte do óleo antes de mergulharem em água fria.
As Termas Romanas estão localizadas no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, na cidade de Restinga Sêca, Rio Grande do Sul. Fica localizado na RS-149, a 3,8 Km do Trevo do Santuário, sentido São João do Polêsine.